COMPARTILHE

Recurso federal permitirá entrega de cinco EMEIs e uma escola municipal; repactuação inclui outras unidades paralisadas

Com aporte de R$ 21 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a Prefeitura de Campo Grande deve concluir obras em cinco Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e em uma escola municipal. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (3), durante reunião entre representantes do FNDE e da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O encontro, realizado na sede da Semed, contou com a presença do diretor de Ações Educacionais do FNDE, Anderson Wilson Sampaio Santos, além da prefeita Adriane Lopes, do secretário municipal de Educação, Lucas Bitencourt, do deputado federal Dagoberto Nogueira, vereadores e técnicos da secretaria.

Segundo a gestão municipal, das 13 obras mapeadas na rede, oito estão em andamento e uma já foi concluída: a EMEI Jardim Inápolis, entregue no início deste ano. As seis unidades previstas para conclusão com os recursos federais são: EMEIs Jardim Radialista, Popular, Anache, Oliveira III e São Conrado, além da Escola Municipal Vila Nathália.

O repasse federal também permitiu a repactuação de outras cinco EMEIs com obras paralisadas — Jardim Talismã, Jardim Colorado, Nashville, Serraville e Moreninhas II —, cujos projetos foram atualizados e validados, com a previsão de retomada nos próximos meses.

De acordo com a Semed, cada EMEI terá capacidade para atender cerca de 300 crianças, o que representa aproximadamente 3,3 mil novas vagas na rede pública. Já a escola municipal atenderá turmas do grupo 5 da educação infantil ao ensino fundamental, com cerca de 700 vagas. A estimativa é de que cerca de 4 mil novas matrículas sejam abertas com a conclusão das obras.

Atualmente, a Rede Municipal de Ensino de Campo Grande (Reme) é formada por 206 unidades escolares, entre escolas e EMEIs, com mais de 111 mil estudantes matriculados. O objetivo da prefeitura é avançar na meta de reduzir a fila de espera por vagas na educação infantil.

Além das obras em andamento, o município cadastrou no Novo PAC 2025 projetos para a construção de dez novas EMEIs, com expectativa de captação de recursos federais adicionais.

Durante a reunião, o diretor do FNDE, Anderson Wilson Sampaio Santos, elogiou a articulação técnica do município e afirmou que a liberação dos recursos está alinhada à prioridade nacional de ampliar o acesso à educação infantil. “Ficamos contentes em direcionar recursos a cidades que apresentam projetos sólidos e investem efetivamente em educação”, disse.

  • Foto de capa: Ana Paula Fernandes

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.