Começam nesta segunda-feira (21) as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2025. O prazo vai até o dia 2 de maio. O exame é voltado a jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade apropriada e buscam a certificação dessas etapas de escolaridade.
As provas do Encceja Nacional 2025 serão aplicadas no dia 3 de agosto, em todos os estados e no Distrito Federal, conforme previsto no edital publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no Diário Oficial da União de 12 de março.
Além da inscrição, os candidatos também podem solicitar atendimento especializado entre os dias 21 de abril e 2 de maio. Já os pedidos para tratamento pelo nome social devem ser feitos até 5 de maio.
Acessibilidade e inclusão
O edital traz novidades voltadas à acessibilidade. Pessoas com diabetes, por exemplo, poderão se identificar na inscrição mediante apresentação de laudo médico. Participantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) poderão anexar a Carteira de Identificação da Pessoa com TEA (Ciptea) para solicitar tempo adicional de prova, conforme prevê a Lei nº 13.977/2020.
O exame também passa a aceitar novos documentos de identificação digitais para pessoas de outras nacionalidades, como a Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) e o Documento Provisório de Registro Nacional Migratório (DPRNM), desde que apresentados por meio do aplicativo Carteira Digital do Migrante.
O Inep oferecerá atendimento especializado para participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, TEA e discalculia. Gestantes, lactantes, idosos e pessoas com outras condições específicas também poderão ser contempladas.
Cronograma do Encceja 2025
- Inscrição: 21 de abril a 2 de maio
- Pagamento do ressarcimento (R$ 40, se aplicável): até 7 de maio
- Solicitação de atendimento especializado: 21 de abril a 2 de maio
- Resultado da solicitação de atendimento especializado: 12 de maio
- Recurso: 12 a 16 de maio
- Resultado do recurso: 20 de maio
- Solicitação de tratamento pelo nome social: 21 de abril a 5 de maio
- Aplicação da prova: 3 de agosto
Foto: Divulgação/ MEC