Mato Grosso do Sul deve enfrentar chuvas intensas, rajadas de vento e instabilidade climática nas próximas 48 horas
A quarta-feira (23) será marcada por sol entre nuvens e aumento da instabilidade no tempo em Mato Grosso do Sul. Segundo previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (CEMTEC), há possibilidade de chuvas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, especialmente entre a tarde e a noite, com maior intensidade na região sudoeste do estado.
As instabilidades são provocadas pelo intenso transporte de calor e umidade, além da influência de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai e a Argentina.
As temperaturas seguem elevadas, com mínimas entre 18°C e 20°C e máximas entre 25°C e 28°C nas regiões sul e sudeste. Já no sudoeste e no Pantanal, os termômetros devem variar entre 23°C e 31°C. As regiões do bolsão, norte e leste registram mínimas de até 23°C e máximas que podem chegar a 33°C. Em Campo Grande, os valores ficam entre 21°C e 29°C.
Os ventos predominam dos quadrantes norte e leste, com intensidade média entre 40 e 60 km/h, podendo ultrapassar os 60 km/h em pontos isolados.
Na quinta-feira (24), a previsão é de aumento na nebulosidade e maior probabilidade de chuvas generalizadas e tempestades. A atuação de cavados em médios níveis da atmosfera, associada à baixa pressão na Argentina e no Paraguai, contribui para a formação das instabilidades. Espera-se acumulado de chuva superior a 40 mm em 24 horas nas regiões sul, sudeste e sudoeste.
Com a chegada da frente fria, as temperaturas caem nas regiões sul e sudeste, com máximas entre 22°C e 24°C. No restante do estado, os termômetros continuam marcando entre 27°C e 30°C.