Nesta quarta-feira (7), foi inaugurado o Observatório da Indústria do Sistema Fiems, plataforma que reúne dados socioeconômicos e informações da indústria de Mato Grosso do Sul. A ferramenta integra a Rede Nacional de Observatórios da Indústria, coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
A inauguração foi realizada durante uma coletiva de imprensa no próprio espaço do observatório, com a presença do presidente da Fiems, Sérgio Longen. Ele destacou a importância da iniciativa: “É um sonho ver Mato Grosso do Sul na posição que está hoje, e nós precisamos dar sequência a isso. Para mim, no mês da indústria, ter as ferramentas necessárias para que a gente continue a avançar nesse projeto é um sonho realizado no mês da indústria”.
A proposta do observatório é fornecer a empresários, investidores, gestores públicos e à sociedade uma visão ampla do cenário econômico do estado, facilitando a identificação de tendências, desafios e oportunidades para o setor industrial. As informações são apresentadas em painéis e boletins com navegação intuitiva.
O sistema reúne mais de 50 bases de dados, incluindo fontes oficiais como RAIS, Caged, pesquisas do IBGE e dados de comércio exterior. Ao todo, mais de 5 milhões de informações foram compiladas e distribuídas em 54 painéis.
Durante o evento, também foram apresentados os principais indicadores da indústria local, novos investimentos privados no setor e as discussões mais recentes sobre sustentabilidade e transição energética em Mato Grosso do Sul.
Participaram da coletiva o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez, além de membros da diretoria da Fiems.