COMPARTILHE

A 85ª edição da Expogrande foi oficialmente aberta nesta quinta-feira (3), no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande. A feira tem expectativa de movimentar cerca de R$ 600 milhões em negócios e receber mais de 114 mil pessoas até o encerramento, no dia 13 de abril.

Durante a cerimônia de abertura, autoridades estaduais, municipais e representantes do setor produtivo destacaram a importância do evento para o agronegócio e a economia sul-mato-grossense.

Governador Eduardo Riedel durante coletiva de imprensa

O governador Eduardo Riedel (PSDB) ressaltou o papel da feira como símbolo de protagonismo do setor. “A Expogrande está firme, seja em momentos positivos ou negativos, lembrando da importância cultural e econômica do agro. Não é questão de valor, é questão do sentimento, do orgulho, do estímulo, da percepção e do entendimento por parte da sociedade do que está acontecendo no Estado. A Expogrande é uma grande vitrine disso tudo e a gente tem que celebrar sempre esse momento”, afirmou.

À frente da Acrissul, entidade organizadora da feira, o presidente Guilherme Bumlai comemorou a adesão de expositores e o retorno do público. “Temos mais de 200 expositores e mais de 20 leilões programados. A feira mostra o que o agronegócio tem de melhor, aproximando o campo da cidade”, disse.

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), destacou o apoio da administração municipal. “Pelo terceiro ano consecutivo, participamos ativamente da Expogrande, com estande próprio, palestras e serviços para a população. Essa feira traz desenvolvimento econômico e transforma a cidade”, afirmou.

Para o vice-presidente da Acrissul, Alessandro Coelho, a edição deste ano representa um marco de reestruturação da feira. “Estamos com uma gestão participativa, reunindo produtores, empresas, instituições financeiras e fomentando negócios. É a consolidação da Expogrande como a grande feira do Estado”, avaliou.

Ex-governador e figura influente no setor, Reinaldo Azambuja destacou o momento positivo vivido pelo agronegócio sul-mato-grossense. “Conseguiram dar mais vida e viver o que era a Expogrande nos tempos áureos dela, com exposição, muita atratividade, muita genética e leilões. Eu acho que isso é realmente o espírito que aqueles que foram precursores da Expogrande sempre sonharam. Nosso Estado diversificou a economia, fortaleceu a agroindústria e hoje projeta o maior PIB do Brasil. Isso tudo passa por aqui.”

Representando a indústria, Robson Del Casale, da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), reforçou a parceria com o evento. “A Fiems acredita no potencial do Estado e da Expogrande, que é a maior feita agropecuária do estado. Por isso que a gente está aqui, por acreditar nesse potencial do Estado, por saber da seriedade da organização desta feira da Expogrande, que é tão tradicional, completando 85 anos”, disse. 

A programação da feira também conta com eventos técnicos. O presidente da Novilho Precoce, Rafael Gratão, anunciou um encontro que acontece na segunda-feira (7), com palestras sobre mercado, inteligência artificial e gestão de pessoas no campo. “É um evento que vai esplanar aonde o mercado pode ir, além de falar sobre a inteligência artificial e como o produtor pode se adequar para melhorar a sua gestão. Vamos falar das maiores dores do produtor rural e trazer soluções práticas. A pecuária do MS é de alta qualidade e com grande potencial de exportação, principalmente para mercados como China e Chile”, explicou.

Com shows nacionais, leilões, exposições de animais, rodadas de negócios e uma intensa programação técnica, a Expogrande 2025 promete movimentar os diferentes elos da cadeia produtiva agropecuária e consolidar sua importância para o desenvolvimento regional.

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.