Os proprietários de veículos automotores de Mato Grosso do Sul têm até esta sexta-feira (28) para quitar a segunda parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025. O pagamento pode ser feito por Pix, em bancos credenciados, casas lotéricas e unidades do Detran-MS.
A Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz-MS) disponibiliza os boletos por meio do portal e-Fazenda, no site https://eservicos.sefaz.ms.gov.br/, na opção “IPVA – Cidadão”. Para acessá-los, é necessário inserir os dados do veículo. Quem ainda não realizou cadastro na plataforma precisa preencher um breve formulário antes de concluir a operação.
Os contribuintes também podem gerar o documento de arrecadação (DAEMS) no endereço https://servicos.efazenda.ms.gov.br/ipvapublico/Home/Index, informando a placa e o número do Renavam.
Além da quitação via Pix, o pagamento pode ser feito nos seguintes bancos credenciados: Banco do Brasil, Santander, Banco de Brasília, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú, Safra, Sicredi e Sicoob. O imposto pode ser pago ainda em caixas eletrônicos, pela internet nos bancos conveniados e nos postos de arrecadação do Detran-MS. Casas lotéricas aceitam valores de até R$ 1.000 até as 18h.
Os próximos vencimentos do IPVA estão programados para 31 de março, 30 de abril e 30 de maio. O atraso no pagamento gera multa e juros de mora.
Motoristas com pendências de anos anteriores podem regularizar a situação pelo portal e-Fazenda, caso a dívida não esteja inscrita em dívida ativa, ou procurar atendimento em uma das Agências Fazendárias (Agenfas) do estado.
A falta de pagamento do imposto impede o licenciamento, a transferência e o registro do veículo, além de sujeitar o proprietário a penalidades.
Foto de capa: Saul Schramm