A terça-feira (10) foi marcada por gestos de reverência, reconhecimento e troca de afetos culturais em Campo Grande (MS). A capital sul-mato-grossense recebeu a princesa Kako de Akishino, da família Imperial do Japão, como parte da agenda oficial de comemorações dos 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão.
A visita teve como ponto central a Associação Nipo-Brasileira, onde a princesa foi homenageada com apresentações culturais, reverências à história da imigração japonesa no estado e homenagens aos pioneiros da comunidade nipo-brasileira, que soma cerca de 30 mil pessoas em Mato Grosso do Sul — o terceiro estado com maior número de descendentes no país, segundo dados do Consulado Geral do Japão e do IBGE.

Assim que chegou ao Nipo, a princesa prestou tributo com uma coroa de flores ao monumento em homenagem aos imigrantes japoneses, rememorando o legado dos que chegaram à região no início do século 20.
“É com grande satisfação que celebramos, juntamente com todos os senhores, o aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre o Japão e o Brasil”, declarou a princesa durante a cerimônia. “Quero expressar meu profundo respeito aos imigrantes japoneses e seus descendentes, que, apesar de todas as dificuldades enfrentadas, continuaram a se esforçar e contribuíram para a sociedade brasileira”.
A prefeita Adriane Lopes (PP) destacou a importância histórica e cultural da comunidade japonesa para o desenvolvimento da capital. “É um dia de celebração dos 130 anos de amizade entre Brasil e Japão. Recepcionar a princesa hoje nos traz a lembrança da importância da comunidade japonesa para Campo Grande. A cidade é o que é hoje também graças à contribuição dos descendentes japoneses que aqui chegaram”, afirmou.
Em seu discurso, a princesa demonstrou proximidade afetiva com o Brasil e reafirmou o compromisso de manter vivas as conexões entre os dois países. “Sinto que os esforços de cada nikkei que vive no Brasil e daqueles que partiram para o Japão contribuíram para aprofundar ainda mais as relações de amizade. Depois de retornar ao Japão, continuarei a cultivar esse sentimento de familiaridade que tenho pela comunidade nipo-brasileira”.
Após a cerimônia, a princesa Kako seguiu com sua delegação ao Parque dos Poderes, onde teve um encontro institucional com o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB) e sua equipe.




















