quarta-feira, 05/02/2025, 13:50

Nesta terça-feira (7) é celebrado o Dia do Leitor, com isso a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) comemora o poder transformador dos livros e o papel dos leitores em dar vida à literatura. Para marcar a data, a Fundação promoveu uma pesquisa em suas redes sociais com a pergunta: “Qual foi o seu livro mais marcante de 2024?” As respostas revelaram uma rica diversidade de gostos literários no estado.

Entre os títulos mais citados pelos leitores sul-mato-grossenses estão clássicos como Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez, e O Vermelho e o Negro, de Stendhal, além de obras contemporâneas como Torto Arado, de Itamar Vieira Junior, e Queridos Sentimentos, de Mukissz. O Guia de Pássaros do Cerrado também ganhou destaque, refletindo o interesse pela valorização da fauna regional.

A pesquisa evidenciou a pluralidade de gêneros literários que marcam os leitores, indo de romances históricos a obras de fantasia, passando por literatura infantojuvenil e publicações regionais. Para o diretor-presidente da FCMS, Eduardo Mendes Pinto, a data é uma oportunidade para reforçar o impacto da leitura. “A leitura é um ato revolucionário, que amplia horizontes, resgata memórias e alimenta a imaginação. Comemorar o Dia do Leitor é celebrar o poder transformador dos livros”, afirmou.

A Biblioteca Estadual Isaías Paim, localizada no Memorial da Cultura e da Cidadania, em Campo Grande, é um dos principais espaços para fomentar a leitura em Mato Grosso do Sul. Com um acervo variado que inclui literatura nacional, internacional e publicações regionais, a biblioteca oferece empréstimos, espaço para estudos e iniciativas como o Troca Book.

O Troca Book é um projeto permanente que incentiva a circulação de livros por meio de trocas entre leitores, promovendo acesso inclusivo e sustentável à literatura. Para Aparecido Melchiades, coordenador da biblioteca, ações como essa conectam pessoas e histórias. “O livro tem o poder de nos transportar para outros mundos, de nos conectar com histórias e personagens que nos transformam”.

Neste dia especial, a FCMS convida os leitores a embarcarem em novas histórias e descobertas literárias, visitando a Biblioteca Isaías Paim ou participando de projetos como o Troca Book.

Com informações e imagem da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.