Unindo tradição, cultura, gastronomia e fomento à economia criativa, o 1º Festival do Leite, Queijo e Economia Criativa será realizado nesta sexta (27) e sábado (28), no Parque de Exposições Laucídio Coelho, com entrada gratuita. O evento contará com feira de produtos artesanais, apresentações musicais, provas esportivas e exposição de gado leiteiro.
A programação começa na sexta-feira, às 10h, e segue até as 22h. A solenidade oficial de abertura está marcada para as 17h, com a presença de autoridades, produtores e parceiros. Em seguida, o público poderá acompanhar o Arraiá dos Amigos, tradicional festa junina promovida pela Escolinha 38, além de show da dupla Kleber e Ruan, o 4º Leilão COTTMS e a prova de Três Tambores.
Ao longo dos dois dias, o festival oferecerá uma feira com queijos artesanais, doces, sorvetes, pães, geleias, plantas e artesanatos, além de exposição de animais da raça Girolando, voltada à valorização da cadeia produtiva do leite e da economia regional.
Pequenos produtores e empreendedores terão espaço garantido no evento. É o caso da artesã Gê Barros, que confecciona bolsas de crochê. Para ela, a participação em eventos como esse é uma forma de fortalecer a economia criativa local. “Ser um pequeno empreendedor é trabalhar por conta própria, por isso precisamos de apoio para divulgação do nosso trabalho. A retomada de eventos como este contribui para que possamos divulgar e expandir o nosso negócio, contribuindo também para a riqueza cultural e econômica da cidade”, afirma.
No sábado (28), a programação tem início às 9h, com mais uma rodada da prova de Três Tambores. Às 10h30, o público poderá assistir a uma apresentação de cão de pastoreio da raça Border Collie. O encerramento do festival acontece à noite, a partir das 19h30, com show da banda Mansão e Grupo Pantaneiro.
O festival é uma realização da Acrissul, Câmara Setorial do Leite, Prefeitura Municipal e Núcleo Girolando MS, com apoio de instituições como Senar, Sicredi, Real H, Ponto da Ordenha, Famasul, Sindicato Rural, Sebrae, Semadesc e Agraer.
Com informações e imagem da Prefeitura de Campo Grande