COMPARTILHE

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da FCMS (Fundação de Cultura) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), promoverá na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) a exposição “Dó-Ré-MIS Mulheres na Música de MS”, em comemoração ao “Dia do Músico”, celebrado em 22 de novembro.

A exposição será aberta nesta terça-feira (26), às 13 horas, e ficará disponível até o dia seguinte, oferecendo ao público uma rica imersão na arte musical produzida por mulheres sul-mato-grossenses. A Sessão Solene de outorga da Medalha “Tom do Pantanal – Arara Azul”, que também ocorrerá nesta terça (26), às 19 horas, complementa a celebração.

A exposição tem como objetivo divulgar e valorizar a produção musical feminina da região, estabelecendo um diálogo entre as diversas manifestações artísticas e o desenvolvimento de experiências culturais para todos os públicos. A mostra é composta por músicas e minibiografias de cantoras e instrumentistas que marcaram e continuam a enriquecer o cenário musical de Mato Grosso do Sul, refletindo a diversidade dessa cultura tão rica. Entre as artistas representadas, estão as pioneiras Beth e Betinha, Delinha, Helena Meirelles, além de nomes contemporâneos como SoulRa, Negabi, Sampri, entre muitas outras.

Mulheres que transitam com maestria pelos mais variados estilos musicais — do sertanejo raiz ao universitário, da polca à guarânia, do chamamé ao rasqueado, do samba ao rock, e até o eletrônico — são as protagonistas dessa homenagem. Elas têm cativado diferentes gerações com um magnetismo sonoro único e são a alma desta exposição, que celebra não apenas a música, mas também a potência criativa das mulheres de Mato Grosso do Sul.

A exposição reúne um acervo de fotografias, discos, CDs e documentos sonoros, permitindo ao público conhecer a trajetória e o impacto dessas mulheres multifacetadas, que além de cantoras, são compositoras, instrumentistas, professoras e, muitas vezes, mães e trabalhadoras. Com muito talento, essas artistas tornam o cotidiano mais leve e poético por meio da música.

O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, destacou a importância da iniciativa. “É uma exposição que celebra o talento feminino e reforça nosso compromisso em apoiar e promover as artes locais. As mulheres têm desempenhado um papel fundamental na construção da identidade cultural de nosso estado, e nada mais justo do que reconhecê-las e dar visibilidade ao seu trabalho”.

Para o presidente da FCMS, Eduardo Mendes, a exposição vai além de uma simples homenagem. “Trata-se de um reconhecimento ao papel transformador das mulheres na construção da identidade cultural do nosso Estado. Com esta iniciativa, celebramos a arte, mas também a força, o talento e a diversidade das cantoras e musicistas que influenciaram e continuam a influenciar gerações, de Delinha e Helena Meirelles às jovens promessas como SoulRa e Negabi. Que esta exposição seja um convite para refletirmos sobre a importância de continuar investindo na cultura e na visibilidade de nossas artistas”.

Fonte: Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura – SETESC

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.