terça-feira, 21/01/2025, 19:13

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, na última sexta-feira (27), uma lei que altera a política de reajuste do salário mínimo. A medida, publicada em edição extra do “Diário Oficial da União”, tem como objetivo adequar o crescimento do piso salarial do país aos limites definidos pelo novo arcabouço fiscal. Para 2025, o salário mínimo está projetado em R$1.518, 4,5% a mais, em relação ao piso de 2024. 

O reajuste do piso nacional seguiu uma nova regra, aprovada recentemente pelo Congresso no pacote de contenção de gastos do governo. Até esse ano, o salário mínimo era definido com base na reposição da inflação pelo INPC, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, e no crescimento do PIB de dois anos anteriores.

Agora, a fórmula considera o teto de 2,5% de aumento das despesas públicas. Ou seja, mesmo que o PIB seja superior a 2,5%, será aplicado na conta do reajuste esse percentual máximo.

Se a antiga forma de reajuste tivesse sido mantida, o salário mínimo poderia chegar a R$ 1.528. Ou seja, o valor será 10 reais menor para atender à necessidade de contenção fiscal.

  • Texto com informações do g1
  • Foto de capa: Marcello Casal Jr

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.