COMPARTILHE

A Receita Federal abre nesta sexta-feira (21), a partir das 10h, a consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda. O lote inclui restituições residuais de anos anteriores e contempla 105.919 contribuintes que regularizaram pendências com o Fisco. Ao todo, serão pagos R$ 314,38 milhões.

Do total a ser restituído, R$ 211,85 milhões irão para contribuintes com prioridade. Entre eles, 60.333 informaram a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração ou utilizaram a declaração pré-preenchida, critério que garante prioridade no pagamento desde 2023.

Outros 17.603 contribuintes na faixa etária de 60 a 79 anos também têm prioridade, assim como 4.272 cuja principal fonte de renda é o magistério. Além deles, 3.159 idosos acima de 80 anos e 2.505 pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave receberão a restituição antes dos demais.

A consulta pode ser feita no site da Receita Federal, acessando a opção “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, clicando em “Consultar a Restituição”. Também é possível verificar a situação pelo aplicativo da Receita para tablets e smartphones.

O pagamento das restituições será feito em 28 de fevereiro na conta bancária informada na declaração ou na chave Pix do tipo CPF. Caso o valor não seja depositado por motivo de conta desativada, o contribuinte poderá resgatá-lo por até um ano no Banco do Brasil. O agendamento pode ser feito pelo Portal BB ou pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).

Se o valor não for resgatado dentro de um ano, o contribuinte deverá solicitá-lo pelo Portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos” e selecionando a opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

  • Com informações da Agência Brasil – Foto de capa: © Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.