COMPARTILHE

As inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2025 encerram-se nesta terça-feira (28). O programa oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior. Interessados devem se inscrever gratuitamente e exclusivamente pelo Portal de Acesso Único ao Ensino Superior na internet.

Para participar, o candidato precisa ter concluído o ensino médio e atender a pelo menos uma das condições estipuladas no edital, como ter cursado o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em instituição privada, ser pessoa com deficiência ou professor da rede pública.

Além disso, é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023 ou 2024, com nota média de 450 pontos e redação diferente de zero. Estudantes que realizaram o exame como treineiros não são elegíveis. Caso o candidato tenha feito o Enem nos dois anos, será considerada a pontuação mais alta.

Desde a última sexta-feira (24), o Ministério da Educação disponibilizou informações sobre o número de bolsas por instituição, curso e turno. Os candidatos podem optar por bolsas de ampla concorrência ou por aquelas voltadas a políticas afirmativas, destinadas a pessoas com deficiência e a autodeclaradas indígenas, pardas ou pretas.

Do total de bolsas disponíveis, 203.539 são integrais, e 134.905 são parciais (50% do valor do curso). Os cursos com maior número de bolsas ofertadas são Administração (27.101); Pedagogia (22.947); Direito (22.746); Ciências Contábeis (14.800); e Educação Física (13.639). Em Mato Grosso do Sul, 3.079 bolsas são oferecidas para candidatos inscritos.

O cadastro exige login na plataforma Gov.br, utilizando CPF e senha. Durante o processo, é necessário informar dados pessoais, contato atualizado e informações sobre o grupo familiar. O candidato poderá escolher até duas opções de curso, instituição, turno e modalidade de bolsa, priorizando a renda familiar bruta mensal per capita

A primeira chamada de pré-selecionados será divulgada em 4 de fevereiro, seguida por uma segunda chamada dia dia 28 de fevereiro. Quem não for convocado nessas etapas poderá manifestar interesse na lista de espera entre 26 e 27 de março. A lista será liberada para consulta em 1º de abril.

Pé-de-Meia Licenciatura

Estudantes que concorrem a bolsas de licenciatura na modalidade presencial e obtiveram média igual ou superior a 650 pontos nas provas do Enem podem se inscrever no programa Pé-de-Meia Licenciatura. Os selecionados receberão uma bolsa mensal de R$ 1.050 durante todo o curso.

Foto: Agência Brasil

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.