A rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul alcançou, em 2024, o melhor índice de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática já registrado no estado na etapa do ensino médio. Os dados são do último levantamento do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Mato Grosso do Sul (SAEMS), apresentado no fim de abril à Secretaria de Estado de Educação (SED).
Mais de 35 mil estudantes da rede pública foram avaliados, incluindo turmas dos anos finais do ensino fundamental e das três séries do ensino médio. Os resultados indicam crescimento de até 18 pontos em Língua Portuguesa e 14 pontos em Matemática em comparação com 2023.
No 1º ano do ensino médio, a média de proficiência em Língua Portuguesa passou de 233 para 244 pontos, e no 2º ano, de 235 para 249. Em Matemática, o 1º ano foi de 232 para 244 pontos, enquanto o 2º ano registrou aumento de 237 para 248.
Na progressão entre os anos, também houve avanço. A média em Língua Portuguesa dos alunos que estavam no 2º ano em 2023 (235 pontos) subiu para 253 no 3º ano em 2024, um aumento de 18 pontos. Em Matemática, a média passou de 237 para 251 pontos no mesmo intervalo.
O secretário estadual de Educação, Hélio Daher, atribuiu o resultado a investimentos em infraestrutura, formação docente, valorização profissional e modernização das escolas. “Seguimos com importantes investimentos em infraestrutura, formação continuada e valorização dos nossos profissionais, além da modernização dos espaços e aquisição de novos equipamentos para nossas escolas. Temos muito trabalho pela frente e esse resultado mostra que estamos no caminho certo”, afirmou.

Com informações e imagem do Governo de Mato Grosso do Sul