A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) registrou, neste domingo (1º), o maior número de inscritos de sua história no vestibular. Organizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), o processo seletivo contou com a participação de 19 mil candidatos, além de 49,8 mil inscritos no Programa de Avaliação Seriada Seletiva (PASSE), um aumento de 10,9% em relação ao ano passado. As provas foram realizadas em 11 municípios do estado, incluindo Campo Grande, Corumbá e Três Lagoas.
Entre os desafios propostos no exame, um dos destaques foi o tema da redação: “Ações individuais no combate às mudanças climáticas: obrigação moral ou solução ineficiente”. Os candidatos discutiram sobre a responsabilidade pessoal no enfrentamento da crise climática global, assunto que tem ganhado relevância devido aos desastres climáticos recentes.
Para Anderson Viçoso, presidente da Comissão Permanente do Vestibular e PASSE UFMS, o recorde de inscrições reflete o trabalho contínuo da instituição em busca de qualidade e inclusão. “Este recorde é um orgulho para a Universidade. A gente vem fazendo um trabalho contínuo nos últimos anos, e seguimos com uma evolução bastante significativa. A gente sempre fica muito feliz, acompanhamos o pessoal com família, muitos com o sonho de entrar aqui, de fazer parte de uma Universidade maravilhosa”.
Provas presenciais e on-line
O exame foi composto por 60 questões de múltipla escolha, além da redação. As provas foram aplicadas no formato presencial e on-line, com horários padronizados das 8h às 13h, seguindo o horário de Mato Grosso do Sul.
A UFMS oferece vagas para cursos de graduação nas modalidades presencial e a distância, mantendo seu compromisso com acessibilidade e qualidade no ensino superior.
Os candidatos que realizarão as etapas do PASSE também enfrentarão as provas no próximo domingo, 8 de dezembro, no mesmo horário. Os resultados finais serão divulgados nas próximas semanas.
Foto: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS