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As inscrições para o curso de Licenciatura em Educação Bilíngue de Surdos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) terminam na sexta-feira (7). A graduação, pioneira no estado, tem duração de oito semestres e será oferecida presencialmente, em parceria com o Ministério da Educação, por meio do Programa Parfor Equidade.

De acordo com a coordenadora do curso e professora da Faculdade de Educação, Karine Albuquerque, a formação tem como foco a capacitação de professores da Educação Básica. “O Parfor Equidade tem como público-alvo os profissionais da Educação Básica; indígenas, quilombolas e do campo, ou que atuam na educação de surdos e na educação especial inclusiva, como prioridade para vagas”, explica.

São oferecidas 30 vagas, distribuídas da seguinte forma: 50% para servidores da Educação Básica, 25% para pessoas público-alvo da educação bilíngue de surdos, 10% para demanda social (pretos, pardos, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e populações do campo) e 15% para ampla concorrência.

A seleção será feita por meio de análise curricular, em etapa única, considerando os dados e documentos apresentados no momento da inscrição. Os estudantes aprovados por meio da Política de Ações Afirmativas terão bolsa de R$ 700. Já professores selecionados receberão entre R$ 1.550 e R$ 1.850.

Karine destaca que o curso é fruto de um esforço coletivo para fortalecer a educação bilíngue de surdos no estado. “Para nós, da equipe Parfor Equidade da UFMS, que escrevemos o projeto e atuamos na educação bilíngue de surdos há mais de 20 anos, esse curso é a concretização de uma luta antiga para o fortalecimento e melhoria da educação bilíngue em nosso Estado, bem como no atendimento ofertado ao aluno surdo”, afirma.

A grade curricular inclui disciplinas específicas voltadas à necessidade educacional do aluno surdo, com destaque para Libras em todos os semestres e Língua Portuguesa como segunda língua. “Temos disciplinas de Libras em todos os semestres, e Língua Portuguesa como segunda língua com uma carga horária significativa. Além disso, contemplamos o estágio nessas duas disciplinas desde o primeiro semestre, com a finalidade de estreitar os laços com a docência e aproximar nosso acadêmico cada vez mais da escola e das reais necessidades”, conclui a coordenadora.

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