A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) está entre as 15 melhores instituições do Brasil no QS World University Ranking – Sustainability 2025, que avalia o impacto de universidades na promoção da sustentabilidade. No ranking geral, a UFMS ficou na 851ª posição entre as 1.744 instituições avaliadas, consolidando-se como referência na América do Sul ao ocupar a 31ª colocação no continente.
A diretora de Avaliação Institucional (Diavi), Heloísa Laura Queiroz Gonçalves da Costa, atribuiu o resultado ao compromisso da Universidade com boas práticas administrativas e ações voltadas ao desenvolvimento sustentável. “Buscamos sempre inovar, com gestão participativa, transparência financeira e iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Além disso, aprimoramos a coleta de dados e capacitação de servidores, o que fortaleceu nossa posição nos rankings”.
Na categoria de Governança, a UFMS obteve destaque, alcançando a 5ª posição entre as universidades brasileiras e a 9ª na América do Sul, com uma pontuação de 85,7 em 100. Segundo Heloísa, esse desempenho reflete práticas administrativas éticas, transparência e participação da comunidade acadêmica nos processos decisórios.
O diretor de Sustentabilidade (Dides), Leonardo Chaves de Carvalho, destacou ações estratégicas que contribuíram para o resultado, como o aumento de projetos de extensão e pesquisa voltados ao meio ambiente, a internacionalização e iniciativas para promover cidadania e igualdade. “Nosso trabalho reforça o papel transformador da Universidade, que promove bem-estar, saúde e oportunidades em alinhamento com as demandas globais por sustentabilidade”, afirmou.
Desempenho por categoria
O QS Sustainability avalia as instituições em três categorias principais: Impacto Ambiental, Impacto Social e Governança. Confira o desempenho da UFMS:
- Governança: 279ª mundial, 5ª no Brasil.
- Impacto Ambiental: 855ª mundial, 17ª no Brasil.
- Impacto Social: 1001+ mundial, 15ª no Brasil.
A diretora da Diavi destacou o avanço em Sustentabilidade Ambiental e Pesquisa Ambiental, refletindo os esforços institucionais em práticas sustentáveis nos câmpus. “Nosso desempenho em rankings internacionais, como QS Sustainability, THE Impact e GreenMetric, confirma o papel da UFMS como referência em conservação da biodiversidade e responsabilidade ambiental”, acrescentou.
Para 2025, a UFMS planeja consolidar sua posição com a atuação da recém-criada Pró-Reitoria de Cidadania e Sustentabilidade. “Projetos estratégicos estão sendo desenvolvidos para integrar sustentabilidade, inovação e cidadania, com impacto local e global. Vamos continuar incentivando pesquisas alinhadas aos ODS e promovendo a inclusão e igualdade em nossa comunidade acadêmica”, afirmou Leonardo Chaves.
O QS World University Ranking – Sustainability avalia o papel das universidades como agentes de mudança, com base em indicadores de impacto ambiental, social e governança.
Com informações da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul