segunda-feira, 13/01/2025, 10:49

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) está entre as 15 melhores instituições do Brasil no QS World University Ranking – Sustainability 2025, que avalia o impacto de universidades na promoção da sustentabilidade. No ranking geral, a UFMS ficou na 851ª posição entre as 1.744 instituições avaliadas, consolidando-se como referência na América do Sul ao ocupar a 31ª colocação no continente.

A diretora de Avaliação Institucional (Diavi), Heloísa Laura Queiroz Gonçalves da Costa, atribuiu o resultado ao compromisso da Universidade com boas práticas administrativas e ações voltadas ao desenvolvimento sustentável. “Buscamos sempre inovar, com gestão participativa, transparência financeira e iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Além disso, aprimoramos a coleta de dados e capacitação de servidores, o que fortaleceu nossa posição nos rankings”.

Na categoria de Governança, a UFMS obteve destaque, alcançando a 5ª posição entre as universidades brasileiras e a 9ª na América do Sul, com uma pontuação de 85,7 em 100. Segundo Heloísa, esse desempenho reflete práticas administrativas éticas, transparência e participação da comunidade acadêmica nos processos decisórios.

O diretor de Sustentabilidade (Dides), Leonardo Chaves de Carvalho, destacou ações estratégicas que contribuíram para o resultado, como o aumento de projetos de extensão e pesquisa voltados ao meio ambiente, a internacionalização e iniciativas para promover cidadania e igualdade. “Nosso trabalho reforça o papel transformador da Universidade, que promove bem-estar, saúde e oportunidades em alinhamento com as demandas globais por sustentabilidade”, afirmou.

Desempenho por categoria

O QS Sustainability avalia as instituições em três categorias principais: Impacto Ambiental, Impacto Social e Governança. Confira o desempenho da UFMS:

  • Governança: 279ª mundial, 5ª no Brasil.
  • Impacto Ambiental: 855ª mundial, 17ª no Brasil.
  • Impacto Social: 1001+ mundial, 15ª no Brasil.

A diretora da Diavi destacou o avanço em Sustentabilidade Ambiental e Pesquisa Ambiental, refletindo os esforços institucionais em práticas sustentáveis nos câmpus. “Nosso desempenho em rankings internacionais, como QS Sustainability, THE Impact e GreenMetric, confirma o papel da UFMS como referência em conservação da biodiversidade e responsabilidade ambiental”, acrescentou.

Para 2025, a UFMS planeja consolidar sua posição com a atuação da recém-criada Pró-Reitoria de Cidadania e Sustentabilidade. “Projetos estratégicos estão sendo desenvolvidos para integrar sustentabilidade, inovação e cidadania, com impacto local e global. Vamos continuar incentivando pesquisas alinhadas aos ODS e promovendo a inclusão e igualdade em nossa comunidade acadêmica”, afirmou Leonardo Chaves.

O QS World University Ranking – Sustainability avalia o papel das universidades como agentes de mudança, com base em indicadores de impacto ambiental, social e governança.

Com informações da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.