quarta-feira, 22/01/2025, 07:41

Evento marca entrada de 168 novos soldados na corporação, incluindo 38 mulheres, em solenidade com novas fardas e homenagens emocionantes

A Academia de Bombeiros Militar, no Bairro Tijuca, em Campo Grande (MS), foi palco nesta quarta-feira (27) da formatura de 168 novos soldados do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul. O evento contou com a presença de autoridades, familiares e amigos dos formandos, além do governador Eduardo Riedel (PSDB), que destacou a relevância da cerimônia.

Entre os formados, 38 são mulheres, número recorde para a corporação. O governador Eduardo Riedel celebrou o marco. “É a turma com maior número de mulheres já presente. Parabéns às mulheres do Mato Grosso do Sul. A Sociedade Sul-Mato-Grossense deposita muita esperança na atitude dos senhores e senhoras”.

O comandante da Academia, Coronel Frederico Reis Pouso Salas, chamou atenção para outro marco histórico, o uso do novo uniforme laranja. “Essa solenidade é cheia de momentos marcantes. Olhem a farda dos nossos militares, observem todos, senhoras e senhores, a cor do nosso uniforme laranja. Os senhores vão encontrar alguns na cor cáqui, mas o laranja é a cor universal do resgate. Todos os corpos de bombeiros do Brasil e do mundo estão começando a utilizar laranja”.

Durante a cerimônia, foram entregues 382 fundamentos de combate em centro florestal, o que somam um investimento de mais de R$ 2 milhões para toda a tropa operacional e administrativa.”Não terá um homem e mulher sem equipamento de grau”, afirmou o comandante.

Entre os formandos, o agora soldado Carlos Augusto Batista Videira emocionou os presentes ao contar sua história de superação. Ele relembrou o acidente que sofreu aos 18 anos e como a atuação rápida de bombeiros de Fátima do Sul salvou sua vida. “Graças a eles estou aqui hoje, e o que fizeram comigo, quero a partir de hoje, como soldado bombeiro militar, poder fazer com a população, salvar as vidas e ter essa nova chance, igual eu tive. Sou muito grato a isso, ao Corpo de Bombeiros, de estar aqui hoje falando”. 

O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul registra cerca de 84 mil atendimentos anuais, que incluem resgates, combates a incêndios e preservação ambiental. O governador Riedel ressaltou que os novos soldados serão distribuídos por todo o estado, incluindo 11 bases no Pantanal, região estratégica para a proteção do bioma. “A sociedade deposita muita esperança na dedicação e no profissionalismo de vocês. Este é um momento de celebração, mas também de compromisso com o serviço público e a preservação de vidas”, finalizou. 

Fonte: Governo de Mato Grosso Sul

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.