quarta-feira, 05/02/2025, 02:41

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) lançou um novo serviço que permite a transferência digital de veículos usados, sem a necessidade de comparecimento a agências ou cartórios. A novidade promete mais agilidade, economia e comodidade para os proprietários de automóveis no estado.

O processo é feito por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O vendedor acessa a plataforma, seleciona o veículo a ser negociado e insere os dados do comprador, além do valor da venda. O comprador, por sua vez, recebe uma notificação no aplicativo para dar continuidade à transação.

Para efetivar a transferência, o comprador precisa realizar a vistoria do veículo no Detran-MS ou em uma empresa credenciada, além de verificar e quitar possíveis débitos, como multas pendentes. Em seguida, deve acessar o portal “Meu Detran” (www.meudetran.ms.gov.br) e seguir as instruções para concluir o processo.

Após a validação das informações e o pagamento da taxa de transferência, o documento atualizado fica disponível para download no portal por 30 dias. A versão digital simplificada, necessária para a condução do veículo, pode ser acessada diretamente pelo aplicativo CDT.

O empresário Julio César Maranho Gomes já utilizou o sistema e aprovou a praticidade. “O processo é muito rápido e confiável. Economizei tempo e dinheiro, o que é essencial nos dias de hoje”, afirmou.

O diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, destacou que a digitalização dos serviços faz parte de um esforço para reduzir burocracias e custos. “O cidadão não precisa mais ir ao cartório ou ao Detran para realizar a transferência, apenas para a vistoria. Isso facilita a comercialização de veículos e torna o processo mais seguro. Também estamos desenvolvendo novas tecnologias para reconhecimento facial e verificação de autenticidade dos envolvidos”, disse.

A iniciativa integra um conjunto de medidas do Detran-MS para modernizar os serviços oferecidos à população, ampliando o uso de recursos digitais no estado.

  • Com informações do Detrans/MS – Foto de capa: freepik

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.