Começa nesta segunda-feira (31) o agendamento on-line para emissão do novo RG, com a oferta de 800 vagas diárias em Campo Grande, e 1,3 mil no interior do estado. Além disso, todas as sextas-feiras são liberadas vagas extras, ampliando o acesso da população ao novo documento.
Mais vagas e atendimento reforçado
No Shopping Pátio Central, por exemplo, além das 386 vagas diárias, são disponibilizadas 500 vagas extras toda sexta-feira. “Estamos empenhados em garantir que todos os cidadãos tenham acesso ao novo RG. Por isso, ampliamos a oferta e seguimos estudando formas de melhorar ainda mais o atendimento”, afirma o diretor do Instituto de Identificação, Daniel Ferreira de Freitas.
Em casos de urgência, quando não for possível realizar o agendamento on-line, o cidadão pode procurar diretamente um posto de identificação, apresentando a documentação e comprovando a necessidade do documento.
O novo RG unifica o número do CPF como identificador principal e conta com QR Code e código MRZ (o mesmo utilizado em passaportes), dificultando fraudes e permitindo a verificação eletrônica da autenticidade. Também é possível incluir informações complementares, como tipo sanguíneo e dados de saúde.
A primeira via do novo RG é gratuita e válida em todo o território nacional. O prazo de validade varia conforme a idade:
- 5 anos para crianças de 0 a 12 anos;
- 10 anos para pessoas de 12 a 60 anos;
- validade indeterminada para maiores de 60 anos.
A gratuidade segue até 2032, conforme definido pelo governo federal.
Como agendar
- Acesse o site: O agendamento pode ser feito gratuitamente pelo site servicos.sejusp.ms.gov.br.
- Escolha a opção: Selecione “1ª ou 2ª via do RG” para iniciar o processo.
- Defina o posto de atendimento: Opte por um local próximo para maior comodidade.
- Escolha dia e horário: Selecione a data e horário disponíveis.
- Preencha os dados: Insira suas informações pessoais e os caracteres de segurança solicitados.
- Confirme o agendamento: Verifique se recebeu o protocolo de agendamento no e-mail cadastrado.
Com a ampliação do atendimento, Mato Grosso do Sul reforça seu compromisso em oferecer um serviço mais ágil e acessível à população.
Foto de capa: Reprodução/Agencia Gov