O governo federal anunciou nesta segunda-feira (23) a liberação de R$ 100 milhões para a reconstrução da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que desabou no domingo (22) na divisa entre os estados do Maranhão e Tocantins. O ministro dos Transportes, Renan Filho, sobrevoou a área do acidente e decretou situação de emergência na região.
Segundo o ministro, os recursos serão usados tanto para a retirada dos escombros quanto para a reconstrução da estrutura, que terá novos critérios de segurança. “Temos todas as condições técnicas e os recursos necessários para a reconstrução. Vamos realizar a obra com todos os itens de garantia de segurança,” afirmou Renan Filho.
O desabamento do vão central da ponte, que tinha 533 metros de extensão, causou a queda de pelo menos 10 veículos — quatro caminhões, três carros e três motocicletas. De acordo com a Defesa Civil de Estreito (MA), 16 pessoas estão desaparecidas. Uma morte foi confirmada e outra vítima está hospitalizada.
Investigações em andamento
Equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) estão no local avaliando as possíveis causas do acidente. A pasta informou que está tomando as “medidas necessárias” para apurar os danos e responsabilizar os envolvidos.
O governo trabalha para que os recursos sejam liberados ainda este ano, com a expectativa de contratar as obras dentro do exercício de 2024. “Com a emergência decretada, nosso objetivo é garantir a resolutividade e a celeridade das intervenções,” completou o ministro.
A ponte Juscelino Kubitschek era uma importante ligação entre Maranhão e Tocantins, servindo como rota estratégica para o transporte de cargas e pessoas. A queda da estrutura causou impacto significativo na mobilidade e na economia local.
*Com informações da Agência Brasil
**Foto de capa: © carlosbrandama/X