COMPARTILHE


Mato Grosso do Sul já registrou 8.659 casos prováveis de dengue em 2025, dos quais 3.285 foram confirmados. Os dados constam no boletim da 15ª semana epidemiológica, divulgado nesta quarta-feira (16) pela SES (Secretaria de Estado de Saúde). Segundo o documento, nove mortes foram confirmadas em decorrência da doença, e outras seis estão em investigação.

Nos últimos 14 dias, os municípios de Paraíso das Águas e Itaquiraí apresentaram média de incidência de casos confirmados da doença. As mortes registradas ocorreram em Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Iguatemi e Paranhos. Quatro das vítimas tinham comorbidades.

Vacinação

Ainda conforme o boletim, 156.182 doses da vacina contra a dengue já foram aplicadas na população-alvo. No total, o estado recebeu 241.030 doses do imunizante enviadas pelo Ministério da Saúde. O esquema vacinal é composto por duas aplicações, com intervalo de três meses entre elas.

A vacinação é recomendada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias — faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue entre os grupos de 6 a 16 anos.

Chikungunya

Em relação à chikungunya, Mato Grosso do Sul já notificou 6.719 casos prováveis em 2025, sendo 1.409 confirmados pelo SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). O boletim também registra 12 casos da doença em gestantes.

Ainda segundo a SES, dois óbitos foram confirmados por chikungunya, nos municípios de Dois Irmãos do Buriti e Vicentina. A secretaria reforça que a população deve evitar a automedicação e recomenda que, em caso de sintomas de dengue ou chikungunya, as pessoas procurem uma unidade de saúde.

  • Foto: Divulgação/SES

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.