No Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado nesta segunda-feira (19), o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh), reforçou a importância do gesto de doar leite materno, especialmente diante da baixa nos estoques do Banco de Leite Humano da unidade.
Com o slogan “Doação de Leite Humano: um gesto humanitário que alimenta esperança”, a data é promovida pela Rede Global de Bancos de Leite Humano para valorizar a amamentação e incentivar a doação.
O Banco de Leite do Humap é um Centro de referência estadual e atende tanto mães de bebês internados quanto lactantes externas. Em 2024, foram coletados 1.036 litros de leite de 931 doadoras, beneficiando 452 recém-nascidos. Só nos quatro primeiros meses de 2025, foram 348 litros doados por 235 mulheres, atendendo 211 bebês.
Apesar do volume, os estoques permanecem baixos. Atualmente, 25 bebês internados em unidades neonatais e de terapia intensiva do hospital consomem, juntos, 2,5 litros de leite humano por dia. O estoque atual é suficiente para apenas nove dias.
“A doação de leite humano é um gesto humanitário”, afirma a enfermeira Edilene Villalba, do Banco de Leite. “O leite humano doado melhora não apenas o estado de saúde dos prematuros internados, mas acalenta e acolhe as famílias que vivem a agonia da escassez desse alimento”, completa.
Segundo ela, o leite materno é essencial para recém-nascidos hospitalizados, especialmente prematuros. “Sem dúvida, o ato de milhares de mulheres lactantes que se dispõem a doar sua produção excedente salva vidas e alimenta a esperança de outras milhares de famílias de um dia poderem ir para casa com seus bebês em condições de terem qualidade de vida e um ótimo futuro”.
As doações podem ser feitas diretamente no hospital, em um procedimento que dura cerca de 15 minutos, ou agendadas pelo telefone (67) 3345-3027 para coleta domiciliar. A equipe especializada segue normas rigorosas de higiene e segurança, orientando as doadoras sobre a extração e o armazenamento do leite.
Foto: Reprodução/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS