Mato Grosso do Sul enfrenta um aumento expressivo nos casos de dengue, com 16.229 confirmações em 2024, segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (03) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). O total de casos prováveis chega a 19.473. O estado também registrou 32 óbitos confirmados, com outros 17 em investigação. As vítimas fatais foram registradas em diversos municípios, incluindo Campo Grande, Dourados, Ponta Porã e Maracaju, e 15 delas apresentavam comorbidades.
Apesar do aumento no número de casos, cidades como Campo Grande, Aquidauana e Miranda têm registrado uma incidência baixa de confirmações nos últimos 14 dias. A SES ainda destacou que a vacinação contra a dengue segue em andamento, com 121.368 doses aplicadas. A campanha de imunização é voltada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações pela doença.
Além da dengue, o estado também enfrenta a Chikungunya, com 919 casos confirmados. Até o momento, não foram registradas mortes pela doença. A SES orienta a população a evitar a automedicação e procurar unidades de saúde caso apresentem sintomas de dengue ou Chikungunya.
Com informações e imagem do Governo de Mato Grosso do Sul