Durante o Encontro Nacional de Prefeitos, realizado em Brasília nesta quinta-feira (13), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou a gratuidade integral do programa Farmácia Popular. Com a medida, os 41 itens disponibilizados pelo programa passarão a ser distribuídos gratuitamente nas farmácias credenciadas. Em 2024, cerca de 24 milhões de pessoas foram atendidas.
Segundo o Ministério da Saúde, a decisão beneficia toda a população brasileira e terá impacto imediato para mais de um milhão de pessoas por ano, que antes arcavam com uma parcela do custo dos medicamentos.
Um dos destaques da ampliação do programa é a distribuição gratuita de fraldas geriátricas para o público elegível, como idosos com 60 anos ou mais. A ministra ressaltou que a inclusão desse item reflete a atenção do governo ao envelhecimento da população. “Tivemos mais de 24 milhões de pessoas beneficiadas em 2024 e vamos ampliar ainda mais esse alcance, especialmente nas regiões mais remotas do país”, afirmou.
O ministério informou que o número de beneficiários do programa aumentou de 20,7 milhões, em 2022, para 24,7 milhões em 2024.
A ministra também anunciou a expansão do credenciamento do programa para 758 cidades que ainda não contavam com farmácias populares. Atualmente, o Farmácia Popular está presente em 4.812 municípios, abrangendo 86% das cidades brasileiras e 97% da população, por meio de mais de 31 mil farmácias credenciadas. Criado em 2004, o programa tem como objetivo ampliar o acesso da população a medicamentos essenciais.
- Texto com informações da Agência Brasil
- Foto de capa: Elza Fiuza/ Agência Brasil