A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) iniciou nesta segunda-feira (17) um mutirão de atendimento psiquiátrico para adultos que aguardavam consulta pelo Sistema de Regulação (Sisreg). A expectativa é atender cerca de 120 pacientes por dia e concluir os agendamentos até a primeira quinzena de abril.
Os atendimentos ocorrem ao longo do dia mediante agendamento prévio feito pela central telefônica. Segundo a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, a psiquiatra Gislayne Budib, as ligações começaram na semana passada. “Hoje, já estão sendo realizadas as primeiras consultas”, afirmou.
A iniciativa conta com quatro psiquiatras por turno. Além das consultas iniciais, que definirão se o paciente deve continuar o acompanhamento em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) ou se poderá ser tratado na unidade de saúde da família, os atendimentos ambulatoriais e por demanda espontânea seguem normalmente.
Atendimento a crianças e adolescentes
O mutirão também prevê a marcação de consultas para crianças e adolescentes que aguardam no Sisreg. “Somos referência em atendimento psiquiátrico infantil para grande parte do estado, mas nossa prioridade neste momento é atender os pacientes que residem na capital”, disse Budib.
Dificuldade para contato com pacientes
A psiquiatra destacou dificuldades para localizar pacientes que aguardam agendamento, já que, em muitos casos, a equipe não consegue contato telefônico.
“Pedimos que aqueles que estão na fila de espera procurem a unidade de saúde mais próxima para atualizar seus dados pessoais e telefone. Há pacientes que já tentamos contatar três ou quatro vezes sem sucesso, e eles continuam aguardando atendimento”, afirmou.
- Foto de capa: prefeitura de Campo Grande