COMPARTILHE

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) iniciou nesta segunda-feira (17) um mutirão de atendimento psiquiátrico para adultos que aguardavam consulta pelo Sistema de Regulação (Sisreg). A expectativa é atender cerca de 120 pacientes por dia e concluir os agendamentos até a primeira quinzena de abril.

Os atendimentos ocorrem ao longo do dia mediante agendamento prévio feito pela central telefônica. Segundo a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, a psiquiatra Gislayne Budib, as ligações começaram na semana passada. “Hoje, já estão sendo realizadas as primeiras consultas”, afirmou.

A iniciativa conta com quatro psiquiatras por turno. Além das consultas iniciais, que definirão se o paciente deve continuar o acompanhamento em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) ou se poderá ser tratado na unidade de saúde da família, os atendimentos ambulatoriais e por demanda espontânea seguem normalmente.

Atendimento a crianças e adolescentes

O mutirão também prevê a marcação de consultas para crianças e adolescentes que aguardam no Sisreg. “Somos referência em atendimento psiquiátrico infantil para grande parte do estado, mas nossa prioridade neste momento é atender os pacientes que residem na capital”, disse Budib.

Dificuldade para contato com pacientes

A psiquiatra destacou dificuldades para localizar pacientes que aguardam agendamento, já que, em muitos casos, a equipe não consegue contato telefônico.

“Pedimos que aqueles que estão na fila de espera procurem a unidade de saúde mais próxima para atualizar seus dados pessoais e telefone. Há pacientes que já tentamos contatar três ou quatro vezes sem sucesso, e eles continuam aguardando atendimento”, afirmou.

  • Foto de capa: prefeitura de Campo Grande

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.