COMPARTILHE

O Instagram está testando uma novidade que pode mudar a forma como interagimos na plataforma: o botão de “dislike” em comentários. Adam Mosseri, chefe do Instagram, anunciou que esse recurso está em fase experimental, disponível inicialmente apenas para alguns usuários nos Estados Unidos. Será que essa função chegará ao Brasil? E como ela poderá impactar sua experiência na rede social?

O botão de “dislike” funcionará como um feedback privado para a plataforma, permitindo que os usuários sinalizem comentários irrelevantes ou desagradáveis discretamente. Ao ver um comentário ofensivo ou fora de contexto, você poderá clicar no ícone de “dislike” ao lado do coração de curtidas.

Por que o Instagram está implantando isso?

A intenção é melhorar a qualidade das interações, impedindo que comentários negativos ou spam se destaquem. Atualmente, os comentários mais curtidos aparecem no topo das postagens, mas o Instagram poderá usar os dislikes para rebaixar comentários mal avaliados, tornando o feed mais agradável.

Essa função não substituirá a denúncia de conteúdos ofensivos, mas ajudará a “afinar” o algoritmo, mostrando claramente o que os usuários não querem ver. Inicialmente, o recurso está restrito a um grupo pequeno de usuários e ainda não há data confirmada para o lançamento global. Se os testes forem bem-sucedidos, ele poderá chegar ao Brasil em breve.

Essa ideia gera debate. De um lado, pode reduzir comentários tóxicos; por outro, há o risco de ser usado para silenciar opiniões divergentes, mesmo que não sejam ofensivas. Além disso, pode desestimular debates, já que os usuários poderão simplesmente dar dislike e seguir em frente.

E aí, quando o botão de dislike chegar ao seu Instagram, acha que irá usar muito ou pouco? Acha que ajudará a filtrar spam ou poderá se tornar um “voto” contra opiniões diferentes?

Enquanto a atualização não chega, uma coisa é certa: as redes sociais continuarão buscando formas de tornar as interações mais fluidas e menos estressantes. Resta saber se o dislike será a solução ou apenas mais uma polêmica no horizonte.

Sucesso e até a próxima!
E se puder, me siga no Instagram: @brunojad

Os artigos publicados são de responsabilidade dos colunistas e não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Total News

Picture of Bruno Jad

Bruno Jad

Com formação em Publicidade e Propaganda pela Estácio de Sá e mais de uma década de experiência no mercado digital, Bruno Jad é um entusiasta da inovação e das transformações que a tecnologia proporciona. Pós-graduado em Governo Digital pela Verbo Jurídico, dedica-se a estudar e compartilhar insights sobre ferramentas e tendências tecnológicas que impactam o dia a dia e os negócios. | @brunojad
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.