ADONIRAM ATUALIZADO!!

COMPARTILHE

Respondeu-lhe Simão: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sob a tua palavra lançarei as redes.” (Lucas 5:5)

Gente querida!

Uma das maiores bênçãos que Deus nos concedeu, mais do que o próprio trabalho em si, é a capacidade para cada trabalho.

Quando exercemos o trabalho e o executamos bem feito, quase sempre é a somatória desta equação:

Habilidade + conhecimento + disposição = Resultado.

Habilidade tem a ver com a capacidade recebida de Deus, que pode ser reconhecida também como talento e, em alguns casos, até como dom.

Conhecimento tem a ver com a capacidade individual em aprender, estudar e adquirir o saber necessário para desenvolver bem o trabalho escolhido.

Disposição tem a ver com o trabalho em sí, pois as outras duas condições acima, não são necessariamente laborais, mas a disposição engrena a habilidade com o conhecimento até se tornarem efetivamente em trabalho.

E onde entra a Fé nesta equação?

A Fé tem a ver com o resultado. A fé é a que dá a liga e faz as coisas acontecerem.

Explico: Quando se trabalha, espera-se um resultado. De preferência um bom resultado. Este esperar é Fé.

Afinal, quando não se espera resultado, não se consegue nada, porque o que não se espera, raramente acontece.

Mas a fé permeia todas os aspectos do trabalho, e quando se tem consciência de que o Senhor Deus é que fornece o ar que respiramos, a saúde e a vida, percebe-se que o trabalho é, na verdade, provisão de Deus.

Mas no dia a dia, corre-se o risco de achar que o trabalho é uma coisa normal e quase automática e pior, pensar que sabe-se tudo e não precisa de Deus e nem da fé para fazer o que sempre faz.

O Estudo de caso hoje, mostra um trabalhador que era expert em sua atividade e pensava que não precisava de fé, e sim apenas da habilidade e do conhecimento para se dar bem. Em um determinado momento, decidiu acrescentar a fé em sua atividade profissional e experimentou um “up” profissional, emocional e espiritual, ao mesmo tempo em que descobriu a importância de se trabalhar com fé.

O episódio ocorreu com um dos discípulos de Jesus, chamado Pedro.

Pequeno empresário na área de pescados, tinha dois sócios e viviam em torno do que pescavam a cada noite.

Numa manhã, o texto relata, Jesus estava passando pela praia e resolve emprestar o barco de Pedro, e passa a pregar e a ensinar as pessoas que estavam na praia.

Alguns detalhes na narrativa nos faz entender que o contexto era de trabalho, e o ensinamento final é sobre a importância da Fé.

OS TRABALHADORES 

  1. estavam desembarcando depois de uma noite inteira de pescaria, que soubemos depois, não foi uma boa noite.
  2. Estavam lavando as redes, sinal de que estavam encerrando os labores daquela noite.
  3. O terceiro passo seria contabilizar e empacotar os peixes para o consumo diário e para a comercialização do estoque.

A  AÇÃO DE JESUS CRISTO

  1. Solicitou o uso do barco, instrumento de trabalho de Pedro e seus sócios.
  2. Solicitou que afastassem um pouco o barco da praia e dali Jesus exerceu o seu trabalho, que era ensinar a Palavra de Deus.

Encerrado o seu trabalho, Jesus decide abençoar o trabalho de Pedro e solicita que Ele conduza o barco para o meio do mar, para que eles fizessem agora o trabalho deles, com a presença e a bênção de Jesus.

Aqui entra a sinceridade de Pedro, que deve nos ensinar a todos

 “Respondeu-lhe Simão: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sob a tua palavra lançarei as redes.” (Lucas 5:5)

Em primeiro lugar Ele era cônscio  do seu Know-how – Ele sabia pescar. Era pescador profissional e  tinha trabalhado a noite inteira.

Pedro parece querer fazer Jesus entender, que quem entendia de peixe alí era Ele e seus companheiros, que tinham a Habilidade, tinham o Conhecimento e tinha Disposição, mas admite que não tinham tido o resultado esperado.

Em segundo lugar – Pela primeira vez na vida, Pedro tem um contato com o elemento FÉ, quando diz: “mas sob a tua palavra lançarei as redes”

Pedro diz, pela fé em sua palavra, lançarei as redes e algo surpreendente acontece.

Isto fazendo, apanharam grande quantidade de peixes; e rompiam-se-lhes as redes…” (Lucas 5:6)

 Nunca havia pescado tanto quanto aquela manhã em que pela fé, lançou as redes no mar, obedecendo a palavra do Senhor.

Não era noite, não era o lugar e o jeito habitual de pescar, mas Pedro descobriu que estava lidando com o Senhor do céu, da terra e do mar, que conhece as nossas necessidades e as supre, independentemente de nossas habilidades, nossos conhecimentos e até de nossa disposição.

Àquela hora da manhã, o que Pedro não tinha mais era disposição, especialmente sabendo ou pelo menos prevendo o resultado, mas pela fé obedeceu ao Mestre e introduzindo o elemento Fé em seu trabalho, experimentou um resultado surpreendente e maravilhoso.

Concluindo – Fica a dica. Trabalhe com fé e deixe Jesus te conduzir em seu trabalho.  Resultados inesperados podem te surpreender em sua jornada.

Deus te abençoe!

Os artigos publicados são de responsabilidade dos colunistas e não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Total News

Picture of Adoniram de Paula

Adoniram de Paula

Formado em Teologia, com especialização em Missões; palestrante na área de envelhecência; mentor com especialização em envelhescência e em Ministério Pastoral; fundador e presidente da Missão AMEI; presidente do Centro de convivência Vida Nova em Campo Grande-MS; idealizador do projeto Restaurando Feridos; @adoniram_de_paula; Diariamente, juntamente com sua esposa apresenta no youtube o CLUBE629, de segunda às sextas. Youtube.com/adoniramjudsondepaula
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.