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As escolas de Mato Grosso do Sul iniciam, na próxima segunda-feira (20), um ciclo de avaliações em larga escala, dividido em duas etapas fundamentais para a educação do estado. A primeira fase é a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que ocorre entre 20 e 31 de outubro de 2025. Vinculado ao Ministério da Educação (MEC), o exame é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e tem caráter nacional. O Saeb avalia estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, em língua portuguesa e matemática.

Além das provas, os estudantes, professores e diretores respondem a questionários contextuais. Os resultados do Saeb contribuem para a composição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica  (Ideb), indicador que compara o desempenho das redes em todo o país.

A segunda etapa é o Sistema de Avaliação da Educação Básica de Mato Grosso do Sul (Saems), realizado entre 10 e 25 de novembro de 2025. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (SED), é voltado exclusivamente à rede estadual. Neste ano, serão avaliados alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio, em língua portuguesa (com produção de texto) e matemática. Uma novidade é a aplicação dos questionários contextuais para professores e estudantes do 5º ano, ampliando o entendimento sobre os fatores que impactam a aprendizagem.

O secretário estadual de educação, Hélio Daher, reforça a importância da participação de toda a comunidade escolar.”Contamos com a participação de todos, estudantes, professores, gestores e famílias, nesse momento tão importante para a nossa educação. O Saeb e o Saems são ferramentas que nos ajudam a entender onde estamos e para onde precisamos ir. Vamos juntos mostrar o quanto estamos aprendendo e construir uma escola cada vez melhor para todos”, afirmou Daher.

Embora aplicadas em períodos próximos, Saeb e Saems são avaliações distintas, com propostas e abrangências próprias. Ambas, porém, têm papel estratégico na busca pela melhoria na qualidade da educação. E permitem que escolas, municípios e o estado analisem o andamento do processo de aprendizagem.

Os resultados das duas avaliações orientam a criação, o monitoramento e a melhoria de políticas educacionais, sob perspectivas nacional e regional. Segundo Daher, os resultados do Saeb e do Saems não devem ser vistos como cobrança ou competição, mas sim como ferramentas para refletir, planejar e agir com base em evidências reais da aprendizagem. “Eles ajudam cada escola a identificar suas conquistas, compreender seus desafios e traçar estratégias para melhorar ainda mais o ensino”, concluiu.

Foto: Bruno Rezende/Secom

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