O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) publicou na tarde desta quinta-feira (13) os gabaritos oficiais das provas objetivas do primeiro dia do Enem 2025. Os arquivos estão disponíveis na página do instituto, na seção Provas e Gabaritos, onde o candidato pode selecionar o ano para acessar tanto os cadernos de prova nas versões azul, amarelo, branco e verde, quanto as respostas correspondentes.
Também foram liberados os cadernos com recursos de acessibilidade, como braile, Libras, provas com fonte ampliada e superampliada, além de adaptações visuais para candidatos com necessidades específicas. Ao todo, são disponibilizadas as respostas das 90 questões aplicadas no último domingo (9), sendo 45 de linguagens (português, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e TIC) e 45 de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia).
O número de acertos, no entanto, não determina diretamente a nota final. O Enem utiliza a TRI (Teoria de Resposta ao Item) para calcular o desempenho dos participantes. O método considera não apenas a resposta correta, mas a coerência do padrão de acertos de acordo com o nível de dificuldade das questões. Dessa forma, dois candidatos com o mesmo número de respostas certas podem ter notas diferentes.
As provas do primeiro dia foram aplicadas em 164.906 salas, distribuídas em 1.805 municípios de todos os estados. Neste domingo (16), ocorre a segunda etapa do exame, com as provas de matemática, biologia, química e física, áreas que exigem maior domínio de raciocínio lógico, interpretação de dados e uso de fórmulas.
O Inep também confirmou o período para solicitação de reaplicação das provas, voltado a candidatos que não puderam comparecer por doenças infectocontagiosas ou problemas logísticos previstos no edital. O pedido deve ser feito exclusivamente pela Página do Participante, entre 17 e 21 de novembro, até as 12h (horário de Brasília). A reaplicação ocorrerá nos dias 16 e 17 de dezembro.
Com a divulgação dos gabaritos, os participantes já podem consultar seus acertos e avaliar o desempenho, enquanto aguardam o resultado oficial, que será calculado com base na metodologia da TRI.
Com informações e imagem da Agência Brasil



















