quarta-feira, 05/02/2025, 16:07

Nesta terça-feira (4), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) retomou os trabalhos após o recesso. A solenidade contou com a presença do governador Eduardo Riedel (PSDB) e de outras autoridades.

A abertura dos trabalhos na Alems seguiu o protocolo tradicional, com o hasteamento das bandeiras e o encontro entre o governador e o presidente da Casa, Gerson Claro (PP). Em seguida, teve início a Sessão da 12ª Legislatura.

Em seu discurso, Riedel destacou as realizações do último ano e os projetos para 2025, com ênfase nos investimentos na rede hospitalar pública. Entre as prioridades, estão a reativação do Hospital Regional de Dourados e avanços nas obras do Hospital Regional de Campo Grande.

Durante a coletiva de imprensa, o governador afirmou que a retomada do hospital em Dourados será viabilizada por meio de uma parceria público-privada, na qual a iniciativa privada ficará responsável pela construção da unidade. O governo pretende levar o projeto para discussão na Assembleia ainda neste semestre.

“Esse projeto está em fase de gestação, vamos dizer assim. Envolve um investimento alto por parte da iniciativa privada e uma contrapartida específica do poder público, que precisa ser ajustada. Ele também será debatido com a Assembleia, e nossa intenção é colocá-lo no mercado ainda no primeiro semestre”, afirmou Riedel.

Outro ponto questionado durante a coletiva, foi sobre o Pantanal. O governador disse que será lançado um Pacto do Pantanal, com foco na preservação do bioma. “Tem um foco na preservação, mas principalmente na valorização e na monetização dessa preservação. É algo inédito no país. Envolve também as populações tradicionais, envolve todo um sistema, um arcabouço de proteção contra as queimadas”, destacou. Ele enfatiza que é um projeto que precisa ser discutido na Assembleia.

“Vai ter esse debate com a Casa, porque isso certamente deve ser a regulamentação da Lei do Pantanal, que já tem avançado e a gente tem pensado o Pantanal como um todo, na educação, no saneamento, na infraestrutura e no pacto. Depois dessa discussão com a casa, aí sim a gente faz o lançamento e pode expor para toda a sociedade”, complementa. 

O presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro, ressaltou a importância da parceria entre os poderes para garantir o desenvolvimento do estado. “Com relação a esse ambiente que foi construído no Mato Grosso do Sul, eu acho que talvez seja um diálogo entre os poderes e as instituições. Talvez seja esse diálogo constante que nos fez construir um ambiente institucional, ambiente de negócios, de credibilidade, que fizesse o Mato Grosso do Sul viver esse momento de franco desenvolvimento e também de compromisso social. O governador sempre diz de não deixar ninguém para trás. Então é uma coisa diretamente ligada à outra”.

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.