A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau) informou que, devido ao feriado do Dia do Trabalhador nesta quinta-feira (1º) e ao ponto facultativo na sexta-feira (2), diversas unidades da Rede Municipal de Saúde terão funcionamento alterado. Apenas os serviços de urgência e emergência funcionarão normalmente durante o feriado prolongado.
O Centro Especializado Municipal (CEM) estará fechado nos dois dias para atendimentos ambulatoriais. A Sesau orienta que pacientes do interior fiquem atentos a possíveis consultas agendadas no local. A farmácia do CEM também estará fechada e, por isso, pacientes que necessitam retirar medicamentos de uso contínuo ou controlado devem se organizar para fazer a retirada até quarta-feira (30).
Durante o feriado, o Centro Ortopédico Municipal (CENORT) manterá o plantão de urgência em ortopedia, com atendimento das 6h à meia-noite. Os serviços odontológicos de emergência seguirão funcionando nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nos Centros Regionais de Saúde (CRSs).
As UPAs, os CRSs e o Pronto Atendimento Infantil terão funcionamento normal, com atendimento 24 horas. O mesmo vale para os sete Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), tanto adulto quanto infantil, que operam em regime de plantão integral. O Laboratório Central Municipal (LABCEM) funcionará exclusivamente para análise de coletas feitas nas unidades com atendimento ininterrupto. Já o atendimento ao público externo estará suspenso.
A Coordenadoria de Controle de Zoonoses (CCZ) funcionará das 6h às 22h durante os dias 1º e 2 de maio.
No sábado (3), os atendimentos serão retomados de forma parcial. Estão previstos exames no Centro de Apoio e Diagnóstico Municipal (CADIM), reabertura da farmácia do CEM e atendimentos oftalmológicos, todos entre 6h e 18h. O Centro de Especialidades Odontológicas III (CEO III), que também funciona no prédio do CEM, retoma os atendimentos no mesmo horário.
Veja o que abre e fecha:
Unidades com funcionamento normal ou parcial no feriado (1º e 2 de maio):
- Centro Ortopédico Municipal (CENORT) – urgência ortopédica (6h às 00h)
- Unidade Especializada em Reabilitação e Diagnóstico (UERD) – exames de raio-X
- CAPS adulto e infantil – plantão 24h
- UPAs e CRSs – 24h
- Pronto Atendimento Infantil (PAI) – 24h
- LABCEM – análise interna de coletas
- UPAs e CRSs – atendimento odontológico de urgência
- CCZ – 6h às 22h
Unidades fechadas:
- Centro Especializado Municipal (CEM) – atendimento ambulatorial
- CEO e Policlínicas Odontológicas
- CEO III
- 74 Unidades de Saúde da Família (USFs)
- Centro de Especialidades Médicas (CEM II)
- Centro de Referência em Saúde do Homem (CRSH)
- Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)
- Centro Especializado em Tratamento de Doenças Infecto-Parasitárias (CEDIP)
- UERD – exceto raio-X
- LABCEM – fechado ao público externo
A Sesau reforça que os serviços de urgência e emergência estarão disponíveis à população, e recomenda que os pacientes se programem com antecedência para evitar transtornos.
Com informações e imagem da Prefeitura de Campo Grande