COMPARTILHE

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), por meio da Coordenação Estadual do Programa do Artesanato Brasileiro, lançou um edital para selecionar artesãos e entidades do setor interessados em participar de feiras nacionais de artesanato. O objetivo é fortalecer a presença da produção artesanal sul-mato-grossense e ampliar as oportunidades de comercialização.

O processo seletivo oferece aos selecionados a chance de expor e vender seus produtos em grandes eventos, como o Festival Nacional de Artesanato da Bahia (FENABA), o 19º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras, a 25ª Fenearte e a 7ª Fenacce. Os eventos ocorrerão entre abril e setembro de 2025, em diversas cidades brasileiras, como Salvador (BA), São Paulo (SP), Olinda (PE) e Fortaleza (CE).

Ao todo, são disponibilizadas oito vagas, distribuídas entre quatro para Entidades Representativas do Artesanato, três para artesãos individuais e uma exclusiva para Mestre Artesão, que deve possuir a Carteira Nacional de Mestre Artesão válida. O processo seletivo também garante a inclusão, com um mínimo de 10% das vagas destinadas a artesãos com deficiência (PCD), indígenas e quilombolas.

Para se inscrever, é necessário ser maior de 18 anos, estar cadastrado no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab) e possuir a Carteira Nacional de Artesão válida. Além disso, as entidades representativas precisam estar legalmente constituídas e com o registro atualizado no Sicab. A participação exige que os selecionados tenham disponibilidade para viajar e comercializar seus produtos durante os eventos.

Embora as despesas com passagens, hospedagem e alimentação sejam de responsabilidade dos participantes, a FCMS se compromete a transportar as peças de Campo Grande até as cidades-sede das feiras e de retorno à capital. Os artesãos deverão chegar um dia antes de cada evento para a montagem dos estandes e permanecer até o dia seguinte ao seu encerramento para a desmontagem.

As inscrições podem ser feitas até 28 de fevereiro de 2025. O processo seletivo inclui análise de documentos, avaliação por uma comissão interdisciplinar e período para recursos. A lista final dos selecionados será divulgada em 11 de abril de 2025.

Katienka Klain, gerente de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da FCMS, ressaltou a importância do projeto. “O Projeto Feiras Nacionais é um dos mais tradicionais da Fundação de Cultura, oferecendo aos artesãos a chance de expandir seus negócios e conquistar novos mercados. Participar dessas feiras significa visibilidade e geração de oportunidades ao longo do ano”.

Com informações e imagem da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura – Setesc

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.