A primeira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) vence no dia 31 de janeiro. Quem optar pelo pagamento à vista terá até 15% de desconto na parcela única. Já os contribuintes que escolherem o parcelamento devem quitar as parcelas nas seguintes datas: 31 de janeiro, 28 de fevereiro, 31 de março, 30 de abril e 30 de maio, data da última parcela.
O valor mínimo de cada parcela é de R$ 30 para motocicletas e R$ 55 para os demais veículos. Em caso de atraso no pagamento, serão cobrados juros de mora e multa.
A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) alerta que veículos não poderão ser matriculados, licenciados, vistoriados, transferidos ou baixados sem a comprovação do pagamento do IPVA ou apresentação de prova de isenção ou imunidade.
Os condutores receberam em casa o boleto da parcela única e da primeira parcela do parcelamento. As demais parcelas devem ser acessadas pelo site da Sefaz.
A partir de 2026, o governo estadual pretende suspender o envio de boletos físicos, como parte do projeto de digitalização e sustentabilidade do Mato Grosso do Sul.
- Foto de capa: Saul Schramm