COMPARTILHE

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) lançaram nesta segunda-feira (27) o “Monitor da Violência Contra a Mulher”, uma plataforma destinada a mapear, monitorar e prevenir casos de violência de gênero no estado. A iniciativa busca subsidiar políticas públicas e fomentar pesquisas sobre o tema, além de apoiar o Sistema de Justiça e a comunidade acadêmica.

O lançamento ocorreu em uma solenidade que contou com a presença da primeira-dama do estado, Mônica Riedel, do secretário em exercício de Justiça e Segurança Pública, Ary Carlos Barbosa, e da desembargadora Jaceguara Dantas da Silva, coordenadora da Mulher do TJMS e idealizadora da ferramenta.

O Monitor utiliza sistemas de Business Intelligence (BI) para integrar dados de violência doméstica, feminicídios, estupros e outros crimes contra mulheres, tanto consumados quanto tentados. Segundo Ary Carlos Barbosa, a ferramenta permitirá uma resposta mais ágil e eficiente, além de direcionar recursos de maneira estratégica para reduzir os índices de violência no Estado.

“A implantação do painel representa um avanço significativo no enfrentamento à violência contra as mulheres, oferecendo uma visão abrangente e confiável da realidade e permitindo respostas mais rápidas, coordenadas e eficazes de monitoramento e análises dados sobre a violência contra as mulheres”, afirmou.

A desembargadora Jaceguara Dantas destacou a gravidade da violência de gênero, classificando-a como uma das mais sérias violações dos direitos humanos.

“A violência contra as mulheres se constitui uma grave violação dos direitos humanos, das mulheres e das meninas, afetando a dignidade, a integridade física e psicológica das vítimas e, no mais, às vezes, retira o bem jurídico mais importante que nós temos, que é a vida”, ressaltou.

O Monitor da Violência Contra a Mulher já está disponível para consulta pública no portal SIGO/MS. A ferramenta pode ser acessada pelo link: www.sigo.ms.gov.br/PainelViolenciaDomestica/painel-externo.

Com informações e imagem do Governo de Mato Grosso do Sul

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.