COMPARTILHE

A Receita Federal abre na próxima segunda-feira (23), a partir das 10h, a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de 2025. Segundo o órgão, este será o maior lote da história em valor total e número de contribuintes beneficiados. No total, 6.545.322 pessoas receberão R$ 11 bilhões.

O lote contempla exclusivamente contribuintes com prioridade legal ou que utilizaram critérios que passaram a dar prioridade neste ano, como a declaração pré-preenchida em conjunto com a opção de restituição via Pix. O pagamento será feito no dia 30 de junho.

Quem recebe

De acordo com a Receita, entre os contemplados estão:

  • 4.764.634 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber via Pix;
  • 1.044.585 idosos entre 60 e 79 anos;
  • 496.650 professores, cuja principal fonte de renda é o magistério;
  • 148.090 idosos com mais de 80 anos;
  • 91.363 contribuintes com deficiência física ou mental ou com doenças graves.

Desde este ano, contribuintes que utilizam simultaneamente a declaração pré-preenchida e a restituição via Pix também passam a ter prioridade, embora não tenham esse direito garantido por lei. Neste lote, todos os contemplados estão dentro desses grupos prioritários — não haverá pagamentos a contribuintes fora dessas categorias.

A consulta pode ser feita pela internet, na página oficial da Receita Federal. Basta acessar o portal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. A verificação também pode ser realizada por meio do aplicativo da Receita para tablets e smartphones.

Caso o nome do contribuinte não esteja na lista, é possível verificar pendências acessando o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Se houver erro ou inconsistência, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora e acompanhar os próximos lotes da malha fina.

Depósito e resgate

A restituição será creditada na conta bancária informada na declaração ou na chave Pix do tipo CPF. Caso haja erro nos dados ou a conta tenha sido desativada, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Para solicitar o resgate, o contribuinte pode agendar o depósito em qualquer conta de sua titularidade por meio do Portal BB ou entrar em contato com a Central de Relacionamento pelos telefones:

  • 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas)
  • 0800-729-0001 (demais localidades)
  • 0800-729-0088 (atendimento exclusivo para deficientes auditivos)

Se o valor não for resgatado em até um ano, será necessário requisitá-lo novamente pelo Portal e-CAC, acessando a área “Declarações e Demonstrativos” e, depois, “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Este é o segundo dos cinco lotes regulares de restituição do Imposto de Renda de 2025. As demais liberações ocorrerão até setembro.

Com informações e imagem da Agência Brasil

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.