COMPARTILHE

O governo federal vai publicar uma medida provisória para assegurar a continuidade do Plano Safra deste ano, afirmou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta sexta-feira (21), em São Paulo. Segundo ele, a medida será publicada no “Diário Oficial da União” até segunda-feira (24).

O Plano Safra, principal programa de crédito rural do país, teve parte das suas linhas de financiamento suspensas pelo Tesouro Nacional devido à não aprovação do Orçamento pelo Congresso. Para evitar a descontinuidade do programa, o governo recorrerá a um crédito extraordinário de cerca de R$ 4 bilhões.

“O presidente [Luiz Inácio Lula da Silva] pediu uma solução imediata para o problema”, disse Haddad. “Como não temos o Orçamento aprovado, isso coloca dificuldades na execução orçamentária e poderia comprometer o andamento do Plano Safra. Mas, por determinação do presidente, estamos editando uma MP para abrir esse crédito.”

O ministro afirmou que a solução foi alinhada com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo, e que o mecanismo não comprometerá o arcabouço fiscal. “Apesar de ser um crédito extraordinário, ele está dentro dos limites do arcabouço fiscal. Portanto, é como se tivesse sido aprovado dentro do Orçamento”, disse.

Pela manhã, o Ministério da Fazenda informou ter encaminhado um ofício ao TCU em busca de respaldo técnico e legal para a retomada imediata das linhas de crédito. Mais cedo, em entrevista ao ICL Notícias, Haddad criticou a demora do Congresso na aprovação do Orçamento, que, segundo ele, impede os pagamentos do Plano Safra 2024/2025.

O ministro voltou a cobrar a votação da proposta. “Já estamos terminando fevereiro. Para o bem da execução orçamentária e para evitar problemas em outros programas do governo, é fundamental que o Orçamento seja aprovado”, afirmou.

  • Com informações da Agência Brasil – Foto de capa: © Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.