COMPARTILHE


A possível fusão entre PSDB e Podemos em Mato Grosso do Sul reacendeu o debate sobre a reorganização partidária no estado e já provoca movimentações entre lideranças políticas locais. A equipe do Total News MS acompanhou o assunto de perto na sessão desta terça-feira (22) na Câmara Municipal de Campo Grande, onde vereadores das duas siglas se manifestaram sobre os impactos e os bastidores das negociações.

Para o vereador Professor Juari (PSDB), a fusão entre os partidos pode representar uma alternativa viável diante do atual encolhimento da legenda tucana. “O PSDB precisa se reinventar, é um partido que tem uma representatividade minúscula hoje no Congresso”, afirmou. O parlamentar condiciona sua permanência no partido à articulação com lideranças estaduais e nacionais, incluindo o governador Eduardo Riedel (PSDB) e o deputado estadual Caravina.

Juari também revelou ter recebido convites de outras siglas, como o PP, a União Brasil e o Solidariedade. Pré-candidato a deputado federal, ele avalia que a decisão sobre a filiação dependerá da viabilidade eleitoral proporcionada por cada legenda. “Eu não vejo a fusão como pequena, vejo como interessante. Vai depender da conversa. Vou olhar onde tenho mais chance de ter a garantia dessa cadeira”, disse.

Já o vereador Ronilço Guerreiro (Podemos) avaliou positivamente a possível união. Para ele, a fusão poderá fortalecer os partidos no plano nacional e refletir em maior poder de articulação política e eleitoral. “Os partidos só vão ter possibilidade de crescimento se realmente houver fusão, federalização. Vai aumentar o tempo de televisão, o repasse do fundo partidário. Não se faz política sozinho”, afirmou.

Guerreiro lembrou ainda sua ligação histórica com o PSDB. “Meu pai foi um dos fundadores do PSDB em Campo Grande. De certa forma, já fazemos parte desse ninho”, disse. Apesar disso, garantiu que pretende permanecer no Podemos.

A fusão entre PSDB e Podemos ainda está em fase de articulação nacional, mas a discussão local evidencia como as movimentações em Brasília devem repercutir nos arranjos políticos municipais e estaduais, especialmente em um ano pré-eleitoral.

A reportagem continuará acompanhando as conversas com outros vereadores das duas legendas e com deputados estaduais na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems).

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.