Carregando…

Compartilhe

O Ministério da Saúde começou, nesta terça-feira (7), a segunda remessa de distribuição do antídoto utilizado no tratamento de intoxicações por metanol. Com a nova entrega, Mato Grosso do Sul passou a integrar o grupo de nove estados que já receberam o etanol farmacêutico, substância usada para neutralizar os efeitos do envenenamento. O estado recebeu 60 ampolas do medicamento.

A medida faz parte da estratégia nacional de enfrentamento aos casos de intoxicação registrados após o consumo de bebidas adulteradas. Segundo o Ministério da Saúde, já foram distribuídas 1.125 ampolas de etanol farmacêutico em todo o país. Além de Mato Grosso do Sul, Acre, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Pernambuco, Paraná e Rio de Janeiro também receberam o antídoto.

A distribuição é coordenada em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que atua na reposição de estoques conforme a demanda de cada estado. O governo federal informou ainda que outras 60 mil ampolas estão em processo de aquisição para reforçar o abastecimento da rede pública.

O avanço da distribuição ocorre em meio ao aumento de notificações de intoxicação por metanol no país. Até segunda-feira (6), o Ministério da Saúde havia registrado 217 casos suspeitos, 17 confirmados e 200 ainda sob investigação.

Em Mato Grosso do Sul, uma morte está sendo investigada com suspeita de intoxicação por metanol. O caso soma-se a outros 11 óbitos em apuração em diferentes estados, incluindo São Paulo, Pernambuco, Paraíba e Ceará. Duas mortes já foram confirmadas em São Paulo.

As investigações apontam que a maioria das ocorrências está relacionada ao consumo de bebidas alcoólicas clandestinas, que podem conter metanol, substância altamente tóxica que, quando ingerida, pode causar cegueira e até a morte.

Novo medicamento e ações de monitoramento

Além do etanol farmacêutico, o Ministério da Saúde anunciou a compra de 2,5 mil unidades do antídoto fomepizol, importado de uma empresa japonesa. Outras 100 unidades foram doadas pelo mesmo laboratório, totalizando 2,6 mil doses. O lote deve chegar ao Brasil ainda nesta semana e será distribuído aos estados conforme o número de casos registrados.

Em paralelo, a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro lançou um painel público para acompanhar os registros de intoxicação por metanol. O sistema, disponível no site Monitora RJ, traz dados sobre casos suspeitos, confirmados e descartados, e deve servir de modelo para ações semelhantes em outras regiões do país.

Com o envio das ampolas a Mato Grosso do Sul, o governo federal busca garantir que a rede de saúde esteja preparada para possíveis emergências. A orientação do Ministério da Saúde é que hospitais e unidades de pronto atendimento reforcem a vigilância sobre casos suspeitos de intoxicação e notifiquem imediatamente as autoridades sanitárias.

Com informações e imagem da Agência Brasil

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.