COMPARTILHE

Maioria dos consumidores pretende gastar mais com presentes do que com comemorações

O comércio de Mato Grosso do Sul deve movimentar aproximadamente R$ 384,45 milhões com o Dia dos Namorados em 2025. A estimativa é do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS), em parceria com o Sebrae/MS. O valor representa crescimento de 1% em relação ao ano passado.

Segundo o levantamento, os gastos com presentes devem somar R$ 201,40 milhões, enquanto as comemorações devem movimentar R$ 183,06 milhões. Roupas lideram as intenções de compra (42%), seguidas por calçados (18%), perfumes e cosméticos (18%), bolsas e acessórios (17%), flores e cestas (16%) e joias (7%).

O estudo aponta que 49,34% dos entrevistados pretendem comprar presentes, e 51,56% afirmam que vão comemorar a data. O valor médio estimado para os presentes é de R$ 273,21; para comemorações, R$ 237,64.

Para a economista do IPF-MS, Regiane Dede de Oliveira, os dados revelam estabilidade no comportamento de consumo. “Entre os que estão em algum tipo de relacionamento, 51,56% afirmam que vão fazer algum tipo de comemoração, 3 pontos percentuais a menos do que no ano passado. Em relação às compras de presente, 49,34% dizem que vão adquirir alguma lembrança, representando 2 pontos percentuais a menos que em 2024. Entre os que não irão presentear, 88% justificam não estarem em um relacionamento”.

A maioria dos consumidores deve realizar as compras em lojas físicas localizadas no centro da cidade (67%), reforçando a força do comércio tradicional. Outros destinos citados foram os shopping centers (24%), lojas de bairro (5%) e galerias (3%).

Para o analista-técnico do Sebrae/MS, Paulo Maciel, a data representa uma oportunidade estratégica para os pequenos negócios. “Mais do que vender um produto, é preciso oferecer uma experiência. Embalagens criativas, kits personalizados, brindes simbólicos e ações promocionais ajudam a tornar o presente mais marcante e a fidelizar clientes”, afirma.

Maciel destaca ainda que o setor de serviços pode se beneficiar com propostas inovadoras. “Jantares românticos com reserva antecipada, cestas para piqueniques, kits para uma noite especial ou promoções para casais apaixonados podem gerar ótimos resultados”.

A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 29 de abril com 1.982 consumidores de sete municípios: Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá/Ladário, Ponta Porã, Coxim e Bonito. A margem de erro varia entre 5% e 6%, com intervalo de confiança de 95%.

Com informações da Agência Sebrae de Notícias

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.