As festas de fim de ano impactam diretamente o número de doações de sangue, com uma redução estimada entre 50% e 60%, de acordo com a Rede Hemosul-MS. A situação preocupa a instituição devido ao aumento no número de acidentes característicos desta época do ano.
Em nota, a assessoria de imprensa do Hemosul informou que a situação é crítica e que todas as tipagens sanguíneas são bem-vindas. “Estamos precisando especialmente de O+ e O-, mas todas as outras tipagens são necessárias, pois precisamos de plaquetas. Neste período, as doações caem cerca de 50% a 60%”, destacou.
O Hemosul terá horários de funcionamento diferenciados neste período. Na véspera de Natal, 24 de dezembro, o atendimento será das 7h às 12h. No feriado de Natal, 25 de dezembro, a instituição estará fechada, retomando as atividades no dia 26, das 7h às 17h. No sábado, 28 de dezembro, o funcionamento ocorrerá das 7h às 12h.
Na semana seguinte, na véspera de Ano Novo, 31 de dezembro, o atendimento também será das 7h às 12h. As doações retornam no dia 2 de janeiro, das 7h às 17h. No primeiro sábado do ano, 4 de janeiro, o Hemosul funcionará em horário estendido, das 7h às 17h.
A instituição reforça o apelo à população para que colabore com as doações e ajude a garantir os estoques necessários para atender a demanda durante as festas de fim de ano.
Dicas para doações – Para quem for doar sangue pela primeira vez, observe algumas dicas importantes para tornar a experiência simples e segura:
- É necessário ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam de autorização dos responsáveis e a primeira doação deve ser até 60 anos – após esta idade, a doação pode ser feita apenas por pessoas que já são doadores), pesar 51 kg ou mais, e estar em boas condições de saúde;
- Durma bem na noite anterior e faça uma refeição leve antes da doação. Evite alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem;
- Beba bastante água antes da doação para facilitar o processo;
- É essencial apresentar um documento oficial com foto;
- Após a doação, descanse e evite esforços físicos nas primeiras horas.
Doenças respiratórias deixam o doador inapto enquanto estiver doente. Homens podem doar sangue até quatro vezes ao ano com intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três, com intervalo mínimo de três meses.
O Hemosul Coordenador fica na Av. Fernando Corrêa da Costa, 1304. Os telefones para contato são 3312-1517 e 98163-1547(WhatsApp).
Foto de capa: Reprodução/Hemosul MS