Carregando…

Compartilhe

O Forte Coimbra, um dos símbolos históricos de Mato Grosso do Sul, completou 250 anos e será restaurado com investimento de R$ 19 milhões. A obra foi anunciada neste sábado (20), em cerimônia que reuniu autoridades civis e militares na base do Pantanal, em Corumbá.

Participaram do evento o governador Eduardo Riedel, o ministro da Defesa, José Múcio, o comandante do Exército, general Tomás Paiva, e o comandante do CMO (Comando Militar do Oeste), general Alcides de Faria. A solenidade militar incluiu o lançamento da pedra fundamental da restauração.

“Eu estive no Forte Coimbra para conhecer um pouco de toda a história, a gente não pode esquecer, em momento algum da nossa origem, formação, de onde viemos. A gente vive um Estado em pleno desenvolvimento, com talvez os menores índices de desocupação do país, com crescimento de PIB acelerado, e empresas que estão vindo para o Mato Grosso do Sul. Passamos por uma transformação, no eixo de segurança alimentar e de transição energética, e temos na sustentabilidade o grande ativo dessa transformação. E quando associamos sustentabilidade com a nossa história, que é um ativo imaterial, eu não tenho dúvida nenhuma que aqui tem um ativo com potencial fantástico”, disse Riedel.

Construído em 1775 às margens do Rio Paraguai, próximo à fronteira com Bolívia e Paraguai, o Forte foi tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 1974. É considerado marco da engenharia militar brasileira e teve papel estratégico em conflitos como a Guerra da Tríplice Aliança.

“A melhor forma de nós projetarmos o futuro é conhecermos a nossa história, respeitarmos os nossos heróis, ter conhecimento de quanto foi difícil a luta por eles. Hoje é difícil chegar aqui, imagine naquela época cuidar das nossas fronteiras. Eu estou assim, extremamente orgulhoso. Eu parabenizo as Forças Armadas por cuidarem das nossas fronteiras, nós temos muito que lutar por uma sociedade melhor, por um país mais justo, para que nossos filhos possam viver com mais dignidade”, disse José Múcio.

Com a restauração, o Forte poderá pleitear o título de Patrimônio Mundial da Unesco. “Estamos com o Governo do Estado nos apoiando. A intenção é que o Forte se torne efetivamente um patrimônio mundial”, afirmou o general Alcides de Faria Júnior, comandante do CMO.

O governo estadual participa da iniciativa com a construção da MS-454, rodovia de R$ 40 milhões que dará acesso terrestre ao monumento. A obra pretende ampliar o potencial turístico sustentável do local, reforçando a preservação cultural e histórica.

A restauração foi contratada pelo Iphan em parceria com o CMO e a APPA (Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes), que fará a captação de recursos por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Além das autoridades nacionais e estaduais, a celebração contou com concerto da banda do CMO em Corumbá, cerimônia militar no Pantanal e show de Almir Sater às margens do Rio Paraguai.

Fotos: Saul Schramm

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.