O Brasil superou pela primeira vez a marca de sete milhões de turistas estrangeiros em um único ano. De janeiro a setembro de 2025, o país recebeu 7.099.237 visitantes internacionais, segundo dados divulgados pela Embratur. O resultado ultrapassa o recorde anterior, de 2024, quando o país registrou 6,77 milhões de visitantes, e também a meta anual de 6,9 milhões estabelecida pelo Plano Nacional de Turismo 2024-2027.
Em setembro, o Brasil recebeu 570.934 turistas estrangeiros, o maior número já registrado para o mês desde o início da série histórica. O volume representa um crescimento de 28,2% em relação a setembro de 2024 e de 45% no acumulado dos nove primeiros meses do ano.
“Esse recorde histórico é fruto de um trabalho sério do governo federal para reconstruir a imagem do Brasil no mundo, como um destino de diversidade e sustentabilidade. Esse número se traduz na vida dos brasileiros, com mais emprego, renda e oportunidades”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, os números demonstram a consolidação do país como destino de destaque no cenário internacional. “Já superamos a meta anual com três meses de antecedência, o que mostra a força do setor e a confiança do mundo no Brasil”, declarou.
Principais emissores de turistas
A Argentina segue como principal país emissor, com 2,7 milhões de visitantes entre janeiro e setembro. Em seguida aparecem Chile (604.786), Estados Unidos (564.160), França, Portugal e Alemanha, que somaram 537.589 visitantes no período.
Foto de capa: freepik




















