As altas temperaturas devem predominar em Mato Grosso do Sul ao longo desta semana, com possibilidade de pancadas de chuva, exceto nas regiões oeste e centro-sul do estado, que seguirão mais secas. De acordo com o Climatempo, uma bolha de calor influencia o clima nessas áreas, provocando dias de sol forte e temperaturas acima da média.
Na capital, a segunda-feira (13) começou com céu com poucas nuvens e temperatura de 24°C. A máxima esperada para hoje é de 32°C. O calor deve persistir durante a semana, com temperaturas máximas previstas de 30°C na terça, 31°C na quarta, 32°C na quinta e 29°C na sexta-feira.
A região pantaneira deve enfrentar temperaturas extremas. Em Porto Murtinho, os termômetros podem atingir 39°C até quinta-feira, com um pico de 41°C na sexta-feira. Já em Corumbá, o clima será mais ameno, com máxima de 33°C nesta segunda-feira.
No sul do estado, o calor também será intenso. Ponta Porã começa a semana com máxima de 33°C, enquanto Dourados registra 35°C. Em outras localidades, os termômetros devem marcar 37°C em Maracaju, 36°C em Bonito, 33°C em Nova Alvorada do Sul e Ivinhema, 32°C em Três Lagoas e 29°C em Paranaíba.
O fenômeno La Niña tem contribuído para a formação de corredores de umidade que favorecem chuvas frequentes nas regiões norte e centro do estado, enquanto o oeste e o centro-sul têm registrado menor volume pluviométrico. Segundo o Climatempo, a ausência de nebulosidade nesses locais aumenta as horas de sol forte, intensificando o calor.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para o risco de chuvas intensas em diversas cidades, que termina no final da manhã desta segunda-feira. Entre os municípios sob aviso estão Campo Grande, Coxim, Corumbá, Três Lagoas e Paranaíba.