As inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2025 terminam nesta sexta-feira (7), às 23h59, no horário oficial de Brasília. O programa, destinado a financiar mensalidades de cursos superiores em instituições privadas, oferece 67.301 vagas para todo o Brasil.
Os interessados devem se inscrever no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC). A inscrição é gratuita e exige que o candidato faça login no Gov.br, preencha seus dados pessoais, escolha três cursos de sua preferência e forneça informações sobre a sua situação financeira.
O Fies disponibiliza 50% das vagas para estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, sendo necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) para concorrer às vagas reservadas.
Além disso, os candidatos devem ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em edições a partir de 2010 e alcançado, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas do exame, com nota superior a zero na redação. Participantes do Enem na condição de “treineiro” não podem se inscrever.
A seleção será feita por meio da classificação das notas do Enem, com prioridade para aqueles que não concluíram o ensino superior e não foram beneficiados pelo financiamento, ou que já foram beneficiados e não terminaram o curso.
Os resultados da pré-seleção serão divulgados no dia 18 de fevereiro. Os candidatos pré-selecionados terão até o dia 21 de fevereiro para complementar a inscrição e garantir o financiamento. A lista de espera será aberta entre 25 de fevereiro e 9 de abril, caso haja vagas não preenchidas.
O MEC prevê que, ao longo de 2025, serão oferecidas mais de 112 mil vagas no Fies, divididas entre o primeiro e o segundo semestre. No processo seletivo do ano passado, mais de 68% dos beneficiados eram mulheres e 56% eram pessoas pretas ou pardas. O Fies tem como objetivo proporcionar acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda, em cursos oferecidos por instituições privadas de ensino superior com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Foto: Agência Brasil