COMPARTILHE

De 294,2 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) emitidas em Mato Grosso do Sul ao longo de 2024, 15% eram provisórias, totalizando 38,8 mil permissões para dirigir (PPDs), segundo dados divulgados pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito). A PPD é válida por 12 meses e é o primeiro passo para obter a CNH definitiva.

Luiz Fernando Ferreira, diretor de Habilitação do órgão, destacou a importância de utilizar a PPD com responsabilidade. “A Permissão para Dirigir é uma licença provisória, com validade de 12 meses, sendo que nesse período, o condutor ainda está em uma fase de observação de seu comportamento no trânsito. Para receber a CNH Definitiva, o condutor não poderá ter cometido nenhuma infração classificada como grave ou gravíssima e nem ter reincidência em infrações médias”, explicou.

O procedimento segue o que determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que exige do condutor provisório um histórico de boa conduta no trânsito para a obtenção da CNH definitiva, que desde 2021 tem validade de 10 anos para motoristas de até 49 anos.

O ano de 2024 também foi marcado por uma alta demanda de exames práticos e teóricos no estado. Com a retomada de processos represados entre 2019 e 2023, o Detran-MS aplicou 131,5 mil exames práticos ao longo do ano, sendo outubro, novembro e dezembro os meses com maior procura,12,1 mil, 13,8 mil e 16 mil, respectivamente.

Além disso, foram realizados 282,6 mil exames médicos, 102,1 mil exames psicológicos e 79,5 mil avaliações teóricas em 2024.

Outro destaque foi o aumento na busca pela inclusão da atividade remunerada (EAR) na CNH. Das 212,1 mil renovações realizadas em 2024, 18% incluíram a permissão para exercer atividades remuneradas, representando um crescimento de cerca de 2,8 mil registros em relação ao ano anterior.

Com informações e imagem do Governo de Mato Grosso do Sul

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.