Os moradores de Mato Grosso do Sul devem se preparar para um fim de semana de calor intenso, com temperaturas acima da média histórica e possibilidade de pancadas de chuva isoladas, segundo a previsão do tempo do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec).
De sexta-feira (14) a domingo (16), o estado será influenciado por um sistema de alta pressão atmosférica, que provocará uma forte onda de calor na região. As máximas podem chegar a 39°C, especialmente nas regiões oeste, sudoeste, sudeste e sul. A umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 40%, aumentando a sensação de tempo seco.
As temperaturas mínimas devem oscilar entre 21°C e 24°C nas regiões sul, leste e sudeste, enquanto nas áreas pantaneira e sudoeste os termômetros podem marcar entre 24°C e 26°C. No bolsão e no norte do estado, as mínimas ficam entre 21°C e 24°C, e as máximas, entre 31°C e 36°C. Em Campo Grande, a previsão indica mínimas de 21°C a 24°C e máximas entre 31°C e 35°C.
Apesar do predomínio do sol e do calor, há possibilidade de pancadas de chuva típicas de verão em algumas regiões, provocadas pelo aquecimento diurno. Essas chuvas podem ocorrer de forma isolada, atingindo uma cidade ou bairro e deixando áreas próximas sem precipitação. Em alguns pontos, as tempestades podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento.
Para os próximos dias, o Cemtec prevê acumulados de chuva de até 30 mm entre 13 e 21 de fevereiro, especialmente no norte e nordeste do estado. Entre 21 de fevereiro e 1º de março, os volumes podem chegar a 60 mm.